Uma equipe formada por estudantes de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi premiada no II Tax Moot Brasil com o primeiro lugar pelos Melhores Memoriais, nas categorias fisco e contribuinte, e com o segundo lugar na fase geral do evento, realizado na Universidade de Brasília de 7 a 9 de novembro.
O Tax Moot é uma competição para estudantes de Direito Tributário, que envolve a simulação de uma sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF). Ocorre nos moldes internacionais do já consagrado Moot Court, importante experiência para estudantes do Direito. Participaram 28 equipes de diferentes universidades, federais e particulares, de todo o Brasil.
Integram a equipe premiada os estudantes Amanda Abreu, Caroline Chen Kravetz, Flávia Treiger Grupenmacher, Gustavo Matschulat, Pedro Penz e Yasmin Hosaka. A mentora do projeto é a professora Betina Grupenmacher.
No ano passado, a UFPR já havia obtido uma boa colocação, o que estimulou a continuidade do projeto. Os alunos foram orientados pela advogada Barbara das Neves, mestranda do programa de Direito Tributário da UFPR e membro da equipe do escritório Andersen Ballão Advocacia (que patrocinou a participação dos alunos na competição e onde estagiam dois integrantes da equipe) e pela procuradora Dayana Uhdre, da Procuradoria Geral do Estado do Paraná.
“É importante destacar que os alunos da UFPR estavam entre os mais jovens na final. Eles venceram mesmo sem terem participado da disciplina de Direito Tributário”, comemora Barbara.
A preparação foi realizada durante todo o ano de 2018, inclusive aos sábados, com aulas de Direito Tributário, apresentações, debates de casos, elaboração de memoriais, bem como treinos das sustentações orais.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]