Alunos de Direito da UFPR recebem prêmio Tobias Barreto de Direito Animal  

01 abril, 2022
14:48
Por
0
Extensão e Cultura

Os professores Vicente de Paula Ataide e Sérgio Staut com os estudantes premiados, Mariana da La Cruz Faxina e Vinicius Silva Nascimento. Foto: Gustavo Moris.

Alunos de extensão do Programa de Direito Animal da Universidade Federal do Paraná recebem prêmio por defesa da vida animal no VI Congresso Brasileiro de Bioética e Direito Animal e III Congresso Latino-americano de Bioética e Direito. Os alunos de graduação  Mariana da La Cruz Faxina e Vinicius Silva Nascimento apresentaram o trabalho “O direito dos animais figurarem no polo ativo de demandas judiciais”.

Os estudantes venceram na categoria Graduação. Segundo eles, o retorno do trabalho e a ampliação dos direitos dos animais é uma grande conquista para a trajetória acadêmica de ambos. “Esse estudo permitiu desenvolver e explicar ainda mais a atuação jurídica em prol da proteção animal”, comenta Marina.

A temática do trabalho é recente no cenário jurídico nacional e coloca em questão a necessidade de animais não humanos acessarem a justiça e terem capacidade de ser parte (ou seja, ter personalidade judiciária) reconhecida, uma vez que são as vítimas diretas dos maus-tratos. “Recentemente o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná reconheceu a capacidade  de ser parte de animais em demandas judiciais. Trata-se justamente de nossa temática do artigo vencedor, demonstrando a relevância e atualidade do tema para o direito brasileiro”, explica Vinicius. 

Prêmio

O Prêmio Tobias Barreto de Direito Animal é um concurso de artigos criado para contemplar produções direcionadas para o Direito Animal. Os artigos são selecionados por sua contribuição para o desenvolvimento na temática.

Segundo o professor orientador do artigo, Vicente de Paula Ataide Júnior, do Departamento de Direito,  a conquista do prêmio demonstra como a UFPR é um relevante centro de pesquisas da temática jurídica de Direito Animal. “Levar o nome da UFPR e conquistar uma disputada premiação no Congresso Latino-Americano e no 6º congresso brasileiro de Bioética e Direito Animal consolida a qualidade de ensino, pesquisa e extensão de nossa universidade”, comemora.

O VI Congresso Brasileiro e III Congresso Latino-amaricano de Bioética e Direito dos Animais são resultado da preocupação de pesquisadores das áreas de Bioética e do Direito Animal, vinculados a diversas instituições de ensino superior do país, além de contar com ativistas e simpatizantes da causa animal.

Por: Bruna Durigan

Com supervisão de: Aline Nunes

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]