logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos de Colombo visitam a UFPR

Visita dos alunos de Colombo à UFPR

Visita dos alunos de Colombo à UFPR

Larissa Stoski e Ana Paula Raad são alunas do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Genésio Moreschi, de Colombo, Região Metropolitana de Curitiba. Ana Paula pensa em estudar Turismo e Larissa Psicologia. Sobre a grade curricular do curso de Psicologia Larissa ouviu explicações de um aluno da UFPR, nesta terça-feira, (29). Com elas também estava a colega Cristiane Aparecida Pinheiro de Brito, que ouviu informações sobre o curso de Medicina, um dos seus focos de interesse. Além deste curso, Cristiane ainda quer se formar em Ciência da Computação e Web Design. “São áreas diferentes, eu sei, mas gosto de tecnologia e, como médica, quero ser pediatra e fazer parte de programas sociais em países carentes”, refletiu a estudante.

Cerca de 80 alunos do Colégio Genésio Moreschi visitaram esta manhã a UFPR, primeiro o Edifício D. Pedro I, no campus Reitoria e posteriormente seguiram para o Prédio Histórico da Praça Santos Andrade. Ainda à noite, mais 150 alunos do colégio visitarão estes espaços da Universidade. Na chegada, reunidos na Sala Homero de Barros do Edifício D. Pedro I, os alunos tiveram contato com acadêmicos de várias áreas da UFPR. Maria Patrícia Celestino de Oliveira, estudante do 4º ano de Pedagogia, falou sobre o sistema de cotas sociais e raciais. Já o doutorando em História, Hilton Costa, abordou as políticas de apoio à permanência na UFPR, como as moradias estudantis, os restaurantes universitários, as bolsas permanência e outros benefícios.

Professora Débora Cristina de Araújo

Professora Débora Cristina de Araújo


Estímulo ─ Como representantes do colégio, a professora Débora Cristina de Araújo e o coordenador pedagógico Jair Lopes concordam sobre a importância da iniciativa. “Através do exemplo dos próprios estudantes da Universidade, esses jovens são incentivados a realizarem o sonho de ingressarem numa universidade pública”, constataram. Localizado na Região Metropolitana de Curitiba, tem sido pequeno o número de estudantes do colégio que prestam vestibular na UFPR e na UTFPR, explicou a professora. “São poucas as informações sobre estas instituições que chegam a esses estudantes. Ela acredita que a visita e o contato direto entre esses alunos e a Universidade, estimulando debates críticos sobre temas como vestibular, organização dos cursos, cotas sociais e raciais pode despertar mais o interesse nessas turmas.”

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...