logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos de Ciências Humanas são recebidos com aula inaugural

Foto: Marcos Solivan / Sucom UFPR

Os calouros do Setor de Ciências Humanas da UFPR foram recepcionados na manhã desta terça-feira (21) com uma aula inaugural no Teatro da Reitoria. O evento teve a participação do reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca; da vice-diretora no exercício da direção do Setor de Ciências Humanas, Lígia Negri; e do pró-reitor de Graduação e Educação Profissional, Eduardo Salles de Oliveira Barra.

Ao dar as boas-vindas aos calouros, Lígia Negri disse que o Setor de Ciências Humanas é um grande setor da universidade. “A universidade só é plural porque temos as humanidades. Este é o lugar da produção do conhecimento e da reflexão”, afirmou.

O reitor Ricardo Marcelo lembrou que já esteve no mesmo lugar dos estudantes, quando entrou no curso de História da UFPR, em 1986. Para ele, os estudantes devem sentir orgulho no momento  em que entram na universidade mais antiga do Brasil. “Aqui é onde pulsam o exercício reflexivo e o exercício crítico dentro da universidade, que é muito rica e muito plural”, disse Ricardo Marcelo sobre o Setor de Ciências Humanas, que oferece os cursos de Ciências Sociais, História, Filosofia, Letras, Letras Libras, Psicologia e Turismo.

Ricardo Marcelo também falou aos calouros sobre a importância da UFPR no estado, e fez uma defesa da universidade pública. “Os 104 anos de história da Universidade Federal do Paraná estão entrelaçados com o destino de Curitiba e do Paraná”.

O pró-reitor de Graduação, Eduardo Barra, que foi diretor do Setor de Ciências Humanas até dezembro do ano passado, fez um histórico do Setor desde a fundação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná, em 1938.

A programação de abertura do ano letivo prossegue na noite desta terça-feira (21), com uma palestra do coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, sobre “O lugar da universidade na defesa do direito à educação”. A palestra está marcada para as  19:30, no Anfiteatro 100, localizado no 1º andar do Edifício D. Pedro I da UFPR, no centro de Curitiba.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Daniel Cara é titular do Fórum Nacional de Educação (desde 2010), membro do Conselho Universitário da Unifesp (desde 2015) e colunista do jornal Folha de São Paulo. Foi ainda vencedor do Prêmio Darcy Ribeiro 2015, concedido pela Câmara dos Deputados a pessoas ou organizações de destaque na defesa e na promoção da educação brasileira.

Veja mais fotos do evento no Flickr da UFPR.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...