Imagem Padrão

Alunos de Biologia fazem atividade para deficientes visuais

06 abril, 2005
00:00
Por

Em atividade fora de rotina intitulada ‘O essencial é invisível aos olhos’, estudantes de Ciências Biológicas da UFPR compareceram, nesta segunda-feira, dia 4, à Escola Osny Macedo Saldanha, associada ao Instituto Paranaense de Cegos em Curitiba.

Lá, ministraram para 27 alunos portadores de deficiência visual o tema “Os Peixes – Anatomia e Ecologia’. Trinta e cinco peças, taxidermizadas ou preservadas em via úmida, foram disponibilizadas para manuseio, sob orientação individual dos alunos da UFPR.

As crianças e os adolescentes tiveram assim uma oportunidade ímpar de conhecer esses animais, ao mesmo tempo em que recebiam dos orientadores explicações sobre forma do corpo e história natural de peixes marinhos e de rios.

Para os estudantes de Ciências Biológicas e o professor Paulo de Tarso Chaves, da disciplina Zoologia IV (Departamento de Zoologia), a atividade foi muito gratificante, tanto pelo contato humano como pela exposição a outros tipos de questionamentos, próprios de quem dispõe de uma singular perspicácia (sobretudo através do tato) no exame de peças anatômicas.

Foto(s) relacionada(s):


Estudante de Biologia em atividade na Escola Osny Macedo Saldanha


Estudante de Biologia em atividade na Escola Osny Macedo Saldanha


Estudante de Biologia em atividade na Escola Osny Macedo Saldanha

Fonte: Rute Marques

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]