

“Apercepção” é o tema da exposição em cartaz no Departamento de Artes e Música da UFPR (Rua Coronel Dulcídio,638), que pode ser vista até amanhã, dia 30. A mostra é resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos, que apresentam trabalhos nas áreas de pintura, desenho e escultura tridimensional.
Os dezoito alunos que organizaram a exposição são supervisionados pelo professor Geraldo Leão, da disciplina Fundamentos Profissionais. Durante a abertura, os alunos apresentaram uma performance sobre a temática da exposição.
Noções fundamentais acerca de mônadas e constelação pautam o conceito curatorial da exposição Aperpeção. O ato de perceber posto é para um transbordar e expandir os processos mentais e elaborações do sensível (elementos e instâncias que conferem significação às coisas, razão e emoção engendram o aprender e compreender das coisas do mundo).
Mônadas são substâncias simples e únicas, de existência atemporal, sem início ou fim, indivisíveis. Detentoras de percepções e cognições, estão em número infinito no universo e cada uma é singular. Constelação é um agrupamento de corpos celestes a ocupar uma determinada área do céu, em constante movimento, modificando-se e transformando-se ad infinitum, ad eternun. Mais informações podem ser obtidas no telefone 3307-7302.
Celsina Favorito