logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos de Arquitetura vencem concurso latino-americano “Alacero de Diseño”, com projeto de habitação social

 

Projeto que conquistou o 1º lugar no concurso da Alacero.Foto: Arquivo do curso.

Pela segunda vez – 2012 e 2014 – alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do Setor de Tecnologia da UFPR vencem o concurso latino-americano “Alacero de Diseño em Acero”. Eles competiram com 395 projetos apresentados por 143 universidades de países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e República Dominicana.

 O projeto vencedor, que já havia ganho a etapa brasileira, agora em novembro, no México, volta a conquistar o prêmio máximo internacional com o projeto destinado a habitação social. O objetivo da competição ao propor este tema, foi renovar conhecimentos e habilidades para a superação da pobreza e desigualdade social.

 Ao conceder o primeiro lugar à equipe formada pelos alunos Alexandre Kenji Okabaiasse, Franco Luiz Faust, Marcelo Miotto, e Rodolfo Luis Scuiciato, o juri desta 7ª edição do concurso promovido pela Associação Latino-Americana destacou a “leveza da estrutura, evidenciando a relevância do aço para uma arquitetura que engloba elementos transparentes e de integração. Os vencedores, orientados pelos professores Emerson Vidigal e Madianita Nunes da Silva, receberam um diploma e seis mil dólares em prêmios.

 Assentamentos Irregulares

 O projeto vencedor propôs que numa área de 34.211 m2, em um fundo de vale com alta declividade e suporte da maioria das construções impróprias caracterizada por acolher um dos mais antigos assentamentos irregulares de Curitiba (Bairro Parolin), a inserção de um parque linear e equipamentos que estimulem o esporte, o lazer e o ócio, além da implantação de uma associação de moradores e creche municipal, entre outras intervenções. A ideia do grupo foi relocar os habitantes para o mesmo lugar onde já residem, mantendo-se assim os vínculos sociais e territoriais já estabelecidos.

 Segundo os estudantes, a ideia foi romper as fronteiras que separavam os moradores e criar a noção de que não se habita apenas a casa, e sim um conjunto de equipamentos e serviços coletivos. Através do projeto buscamos uma relação direta entre a residência e a cidade, estabelecendo compromisso individual de cada cidadão com as áreas públicas e a realidade urbana em que se insere. Mais informações podem ser obtidas em http://arcobrigense/noticias/arquitetura/estudantes-paranaenses-vencem-concurso-alacer-cbca-arquitetura-aco

Por Celsina Favorito

 

 

 

 

 

 

 

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...