logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos da UFPR ficam em segundo lugar em prêmio Design

Os estudantes posam com a orientadora, professora Dulce Albach. Imagem: Arquivo pessoal

Realizado anualmente desde 2010, o Prêmio Bom Design consagrou mais dois alunos da UFPR na edição deste ano. A cerimônia de entrega dos certificados e troféus foi realizada no último dia 5 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer. Os alunos Juliano Fogaça Santos Lima e Raiane Laura de Araújo Ribas foram premiados com o segundo lugar pelo projeto NOUA – Secadora de Resíduos Orgânicos Domésticos, desenvolvido como trabalho de conclusão da graduação em Design de Produto, sob a orientação da professora Dulce Albach. A comemoração fez parte da Semana D que, entre os dias 3 e 9 deste mês, discutiu temas importantes e reuniu profissionais renomados da área.

“Através de pesquisas, eu meu parceiro de projeto descobrimos que hoje apenas uma pequena parcela dos resíduos orgânicos coletados são tratados (cerca de 1,6%). O que é muito preocupante, tendo em vista que trata-se de um material altamente poluente quando depositado de forma irregular”, conta Raiane, explicando que o projeto foi pensado para centro urbanos, onde realizar a compostagem é mais difícil. “A ideia da Noua é substituir as lixeiras comuns por um produto que além de tratar os resíduos orgânicos de forma prática e rápida, ainda reduz em até 90% o seu volume, o que facilita o processo de coleta. Além de agregar valor a estes rejeitos, tendo em vista que após o processo de secagem podem ser utilizados como matéria prima para outros produtos, como adubo e ração animal”.

Ela ainda ressalta que, para a dupla, pensar este produto foi um grande desafio, já que o conceito estava intimamente ligado ao funcionamento dos componentes internos. “Tivemos que buscar ajuda de diversos profissionais de engenharia química e elétrica para conseguirmos descobrir uma forma de reciclar estes resíduos da maneira que imaginamos. Graças a pessoas que acreditaram na nossa ideia, como a nossa orientadora Dulce Albach e outros professores da UFPR, chegamos ao resultado esperado.”

O Bom Design é promovido pela ProDesign>pr, associação estadual que reúne empresários, profissionais, professores e estudantes, em parceria do Fórum dos Coordenadores de Curso de Design. Os participantes eram estudantes e recém-formandos de diversas instituições de ensino paranaenses (bacharelados e tecnólogos), que tiveram seus trabalhos avaliados por treze juízes. Os profissionais avaliadores fazem parte de diversas agências.

Prêmio Bom Design
O objetivo do prêmio é conferir prestígio e visibilidade aos melhores trabalhos de conclusão de curso ou equivalentes, do ponto de vista dos profissionais atuantes no mercado, e promover um espaço de discussão entre as práticas profissionais e as instituições de ensino. Além disso, a premiação busca também a divulgação destes projetos visando os empresários, mostrando a produção acadêmica para a comunidade empresarial e industrial, bem como a comunidade em geral.

Por Jéssica Maes

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...