logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Alunos da disciplina de Crowd-Design elaboram projetos com participação da multidão

Alunos participam de atividade da disciplina de Crowd-Design.
Alunos participam de atividade da disciplina de Crowd-Design.

Em uma iniciativa pioneira no ensino do Design, alunos de Design Gráfico e de Design de Produto da UFPR puderam participar da disciplina Crowd-Design, que aborda o desenho realizado com a multidão.

A disciplina foi ofertada neste primeiro semestre de 2016, e se encerra no dia 1º de julho. A comunidade universitária está convidada a conhecer os resultados dos projetos desenvolvidos por meio do crowd-design. Nesses projetos, a multidão participa enviando ideias para a solução de um problema que foi proposto, e os alunos (designers) atuam mediando estas ideias e assessorando o desenvolvimento com a multidão a partir dos requisitos e especificidades do projeto.

Os alunos deste semestre promoveram um desafio em crowdsourcing e vão apresentar os três melhores projetos desenvolvidos com assessoria deles.

A disciplina é uma decorrência das pesquisas realizadas no âmbito do mestrado e doutorado em Design da UFPR, sob a coordenação do professor Aguinaldo dos Santos. A sua realização tem a participação ativa dos mestrandos Alexandre Oliveira, que faz seu mestrado no tema “crowd-design”, e João Caccere, que pesquisa “fabricação digital”.

 

Parcerias

A turma de alunos de graduação matriculados na disciplina realiza um projeto em parceria com a empresa FreeWood, do Rio Grande do Sul, e com a plataforma de Crowd-Design Innonatives, da Alemanha.

A FreeWood desenvolve uma matéria-prima composta por polímero e pó de madeira, que tornam suas peças mais resistentes a intempéries e mais duráveis do que as peças feitas só de madeira.

A Innonatives é uma plataforma de crowdsourcing voltada para problemas (e soluções) de sustentabilidade. “O interessante é que ela divide a submissão de ideias em ideias, conceitos e soluções. Isto melhora a visualização de um projeto de design, pois não é só da ideia que é desenvolvido um produto, precisa-se desenvolver todo o seu funcionamento e depois detalhá-lo, por isso a escolha da plataforma”, disse Alexandre Oliveira.

 

Encerramento da disciplina Crowd-Design

Data: 1º de julho de 2016

Horário: 9:30 – 11:30

Local: Sala 827 do Edifício Dom Pedro I – Campus Reitoria

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...