logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Aluno da UFPR faz doutorado em Oxford

A UFPR contribui com o desenvolvimento da ciência também fora do Brasil.

Juliano Morimoto Borges - doutorando do Departamento de Zoologia da Universidade de Oxford

Juliano Morimoto Borges ingressou, pelas cotas sociais, no curso de Ciências Biológicas da UFPR, em 2009, e se formou em 2013. Durante a graduação foi bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na modalidade Graduação Sanduíche no Exterior (2012 – 2013), na instituição Elettra Sincrotrone – Trieste, onde atuou na área de biologia molecular e estrutura de proteínas. Atualmente é doutorando no exterior, com bolsa do CNPq, no departamento de Zoologia da Universidade de Oxford, Reino Unido.

O aluno concluiu a graduação seis meses antes do prazo e com apenas 22 anos, pesquisa hoje a teoria da seleção sexual dos seres vivos, a escolha de parceiros para a reprodução. Segundo Juliano, esta é uma área-chave para entender o surgimento de novas espécies.

A pesquisa está inserida na teoria da evolução, que afirma que todos os seres vivos estão interligados. Portanto, as descobertas nesse campo são, na maioria das vezes, indiretas. No laboratório, juliano trabalha com as drosófilas, um tipo de mosca, por serem pequenas e mais fáceis de manipular. Mas os resultados podem ser aplicados à outros animais.

O próximo passo é propor um novo método para medir a intensidade da seleção sexual. Enquanto pesquisa, juliano não perde o contato com os professores da UFPR e já tem planos para quando voltar.

Segundo o Prof. Dr. Carlos Siqueira, Assessor de Relações Internacionais da UFPR, este é o papel da UFPR, proporcionar aos alunos as oportunidades de crescimento acadêmico e profissional. Ainda sobre Juliano, Siqueira destaca que é uma oportunidade única e que o aluno está sabendo aproveitar os espaços que lhe foram ofertados, com muita competência. Isso certamente contribuirá de forma significativa para sua formação acadêmica, profissional e como cidadão.

Veja aqui a entrevista da UFPR-TV com Juliano Morimoto Borges

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...