Imagem Padrão

Alunas de iniciação científica da Terapia Ocupacional apresentam trabalho em evento nos EUA

15 agosto, 2014
13:03
Por
Ensino e Educação
Marina, Nathália e a professora Andrea posam durante o congresso.

A primeira semana de agosto foi agitada para as alunas Marina Braga e Nathália Rodrigues Cardoso, do último período do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Paraná. Elas viajaram até a cidade de Buffalo, nos Estados Unidos, para apresentar um trabalho de iniciação científica na 38ª Conferência Anual de Especialistas em Reabilitação de Motoristas.

A pesquisa apresentada é sobre o desempenho na direção de automóveis por pessoas com sequelas devido a ataques vasculares cerebrais (AVC) e foi desenvolvida dentro do Grupo de Pesquisa sobre Desempenho Ocupacional. O trabalho foi focado na avaliação de pacientes e na análise da legislação de trânsito brasileira. “A troca com os outros profissionais foi muito rica”, conta Marina, que pretende continuar com a pesquisa em seu mestrado. O grupo de pesquisa, que realiza estudos sobre a mobilidade das pessoas debilitadas na sociedade, é coordenado pelos professores Andrea Maria Fedeger e Renato Nickel, do Departamento de Terapia Ocupacional.

O tema apresentado no congresso internacional é o foco da pesquisa de Nickel, que também estuda adaptações que possam ser feitas nos veículos para auxiliar no deslocamento de pessoas idosas ou com alguma deficiência. “Nós queremos mais qualidade nas indicações de profissionais e nas avaliações das adaptações dos veículos”, explica o professor, que abriu o projeto de iniciação científica ao lado de Andrea em 2012. A professora, que atualmente está em Ontário, no Canadá, com uma bolsa de doutorado sanduíche, pesquisa a direção de automóveis por aqueles que sofrem com a Doença de Parkinson.

Jéssica Maes

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]