logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Aluna de Fisioterapia seleciona voluntárias para estudo sobre disfunção sexual em universitárias

Pesquisas apontam que 50% das mulheres são acometidas por alguma disfunção sexual, o que acarreta dificuldades não só na relação sexual, mas também na autoestima e na vida social desta população.

Para identificar as causas do fenômeno entre o público universitário, a graduanda de Fisioterapia Jordana Barbosa seleciona estudantes da UFPR entre 18 e 30 anos, com vida sexual ativa e que não tenham engravidado, para participar de uma avaliação gratuita de aspectos da saúde sexual, social e afetiva. O trabalho de conclusão de curso tem a orientação da professora Raciele Ivandra Guarda Korelo.

Para fazer os testes, não é necessário possuir a disfunção. “Até porque queremos relacionar a função sexual normal com aspectos sociais e emocionais, atividade física e capacidade muscular”, explica Jordana. Serão aplicados questionários de qualidade de vida, além de testes de resistência que verificarão a integridade dos músculos do abdômen, da lombar e do assoalho pélvico.

Para este último, será utilizado o eletromiógrafo, aparelho que mede as contrações da participante com eletrodos externos. Como a resposta é vista imediatamente, esta análise estimulará o controle da musculatura da região. A estudante explica ainda que, além de melhorar o desempenho sexual, o controle do músculo pélvico ajuda a prevenir doenças como a incontinência urinária.

A pesquisadora explica que os testes são feitos com confidencialidade. Por isso, não há razão para se preocupar. “As pessoas têm dificuldade para aceitar este tipo de assunto, se sentem envergonhadas. O objetivo não é só o prazer sexual, há outros fatores envolvidos. Procurar uma melhora nos aspectos emocional e social é fazer o bem pra si mesma”.

Os testes serão realizados até o final do mês de junho em todas as sextas-feiras, das 8h às 20h, no Laboratório de Fisioterapia da UFPR, que fica no terceiro piso do Setor de Ciências Biológicas (Av. Coronel Francisco Heráclito dos Santos, s/n – Jardim das Americas). Agendamentos podem ser feitos por ligação ou whatsapp no número (41) 9715-7179 ou pelo e-mail jordanabsilva@gmail.com.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...