Imagem Padrão

Aluna de Engenharia Florestal é premiada em competição internacional

19 fevereiro, 2021
10:13
Por Simone Meirelles
UFPR

Milena Silva e os prêmios recebidos em fevereiro/21 (foto arquivo pessoal)

A acadêmica de Engenharia Florestal da UFPR Milena Silva foi premiada com  o terceiro lugar na competição XVII Junior Forest Contest, realizado em dezembro de 2020. O trabalho apresentado tinha como título: “A new approach for monitoring forest inventories in Brazilian Amazon rainforests under forest concession” e foi orientado pela professora Ana Paula Dalla Corte,  do Departamento de Ciências Florestais,  Setor de Ciências Agrárias. Como parte de sua premiação, Milena recebeu neste mês de fevereiro pelo correio, um Tab A da Samsung e um certificado oficial do evento.

A Junior Forest Contest é uma competição internacional entre estudantes de engenharia florestal e acontece na Rússia. A última edição ocorreu de forma remota em função da pandemia. Em anos anteriores a UFPR já havia enviado representantes.

A pesquisa de Milena Silva foi desenvolvida durante uma iniciação científica, na graduação. Foram testados diferentes métodos de amostragem para obter informações acuradas sobre a floresta e seus recursos em uma área da floresta amazônica, através de um inventário florestal. Conforme explica a professora Ana Corte, “buscamos, dentre os cenários analisados, encontrar uma configuração de amostragem que promovesse bons resultados estatísticos aliados a um bom custo benefício e facilidade na operação”.

Dessa forma, a relevância do trabalho se encontra em promover uma solução para o conhecimento dos recursos florestais em áreas da floresta amazônica buscando facilitar e tornar ainda mais viável a operação de mensuração. “O resultado pode embasar até mesmo futuras decisões governamentais sobre o gerenciamento e monitoramento dos recursos naturais na floresta amazônica”, finaliza a professora.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]