Imagem Padrão

Aluna da UFPR ganha prêmio internacional por trabalho com alternativa para reduzir emissões de gases de efeito estufa

16 outubro, 2014
10:09
Por Simone Meirelles
Ciência e Tecnologia

Priscila Simon recebe o certificado de melhor trabalho da pesquisadora Laura Cárdenas do Reino Unido.

A emissão de óxido nitroso (N2O) na atmosfera contribui significativamente para o aumento do efeito estufa. O Brasil possui um rebanho superior a 200 milhões de cabeças de gado, sendo o maior emissor de gás de efeito estufa na América Latina e Caribe, representando 43% das emissões deste gás via esterco e urina nesses continentes. Por isso, é fundamental buscar formas de reduzir esse problema. É o que está fazendo a pesquisadora Priscila Luzia Simon, aluna de mestrado em Ciência do Solo da Universidade Federal do Paraná. Ela acaba de receber o prêmio de melhor trabalho sobre esse tema na 1ª Conferência de Gases de Efeito Estufa em Sistemas Agropecuários da América Latina, realizado de 1 a 3 de outubro em Osorno, no Chile. O evento contou com a participação de 80 representantes de 15 países.

Evento em Osorno, Chile (foto divulgação)


O trabalho “Mitigação da Emissão de Óxido Nitroso de Dejeto Bovino em Pastagem Subtropical Utilizando Inibidor de Nitrificação” propõe o uso de um inibidor químico (dicianodiamida, ou DCD) do processo de nitrificação, que causa a emissão de gases. A pesquisa traz dados parciais da dissertação de mestrado que Priscila pretende defender em fevereiro de 2015, com orientação do professor Jeferson Dieckow.
Prisicila apresenta esses resultados na UFPR na terça-feira, dia 21, a partir das 15h30, no Seminário de Solos promovido pela pós-graduação em Ciência do Solos. O seminário é gratuito e aberto ao público e será na sala 3 do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola, Setor de Ciências Agrárias, na Rua dos Funcionários, s/n.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]