Imagem Padrão

Aluna da pós em Ciências Bioquímica ganha prêmio de melhor pôster

19 novembro, 2014
17:14
Por Priscila
Ciência e Tecnologia

Normanda Souza Melo, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências – Bioquímica, ganhou o prêmio Zigman Brener, como melhor pôster apresentado na categoria Interação parasita-hospedeiro no Brazilian Society of Protozoology/ XLI Annual Meet on Basic in Research in Chagas’ Disease. O evento, realizado no início deste mês na cidade de Caxambu, Minas Gerais, reuniu os principais pesquisadores do mundo nesta área de estudo.

Sob a orientação do Prof. Wanderson Duarte, o trabalho premiado estuda uma proteína chamada Amastina (expressa de forma replicativa no hospedeiro vertebrado) do protozoário Trypanosoma cruzi, causador da Doença de Chagas. A função da proteína ainda é desconhecida e estudos voltados para a caracterização da mesma são de suma importância para interação parasito-hospedeiro e o conhecimento da biologia do parasito.

O diferencial deste trabalho foi trazer um possível envolvimento desta proteína no processo de formação das formas infectivas, com a comparação com outra proteína, chamada claudina, relacionada com o tráfego de íons intercelular. Estes resultados são animadores para o desenvolvimento desta pesquisa.
“Já estamos neste trabalho há quatro anos, desde o meu mestrado. Mesmo com nossa estrutura limitada conseguimos produzir ciência de nível similar a outros pesquisadores, mas ainda faltam mais incentivos para a pesquisa”, ressalta a estudante. “Não é um prêmio meu, mas de todos os pesquisadores do Laboratório de Genômica Funcional de Parasitos e de nosso orientador, que é o idealizador do projeto”, completa.

Por Celsina Favorito, com informações da Aspec

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]