Imagem Padrão

Agricultura e a relação da sociedade com animais são temas de lançamentos da Editora UFPR

11 outubro, 2016
20:13
Por

A Editora UFPR está com dois novos lançamentos, são eles: “De Agricultor a Farmer”, de autoria de Claiton Marcio da Silva, e “Parentes, Vítimas, Sujeitos: perspectivas antropológicas sobre relações entre humanos e animais”, de Ciméa Barbato Bevilaqua e Felipe Vander Velden. Conheça um pouco das obras:

‘Pets’ e outros animais

Scanned DocumentDo impressionante fenômeno pet que tem caracterizado a vida urbana às preocupações trazidas pelo impacto dos estilos de vida contemporâneos à biodiversidade, passando pela imensidão dos negócios envolvendo a pecuária e as polêmicas relacionadas ao consumo de carne, as relações entre seres humanos e animais ganham cada vez mais espaço na antropologia brasileira. Esta coletânea – a primeira do gênero no país – reúne instigantes trabalhos de pesquisadores que abordam múltiplas formas como coletivos humanos e animais se encontram e se conectam em cenários rurais e urbanos. Como vítimas, parentes ou sujeitos, os animais oferecem inúmeros desafios etnográficos e teóricos. Ao conjugar diferentes abordagens mobilizadas para enfrentá-los, este volume demonstra a importância e o rendimento da ampliação do escopo analítico da disciplina antropológica para além do humano, seu objeto privilegiado, integrando à reflexão as demais criaturas com as quais partilhamos o mundo.

Agricultura

la_capa_rockfeller_06-copiaA obra “De agricultor a farmer” trata dos diferentes modelos de agricultura, focando especialmente o modelo brasileiro e o estadunidense. Confira o comentário do pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Robert Wegner sobre o livro:

“Hoje já não é de bom tom entre historiadores e cientistas sociais falar que se acredita em progresso. Contudo, a bem da verdade, penso que nós, brasileiros, nunca acreditamos nele com a mesma convicção com que os norte-americanos acreditam – aliás, o livro de Claiton mostra isso, por exemplo, ao abordar as passagens do agrônomo norte-americano David Kelsey. Ou, se alguma vez acreditamos no progresso, pensamos nele muito mais numa forma de espiral do que em uma flecha mirada para o futuro. O livro de Claiton capta muito bem um momento desta nossa espiral coletiva.”

Para adquirir os livros visite o site da Editora UFPR: http://www.editora.ufpr.br

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]