Agenda Cultural: Companhia de teatro da UFPR apresenta espetáculo “A Boa Alma”

04 setembro, 2014
02:28
Por
0
Extensão e Cultura

A Boa Alma - DivulgaçãoEstreia nesta quinta-feira (04/09) no Teatro Experimental da Universidade  Federal do Paraná (TEUNI), às 21h, a peça “A Boa Alma” do grupo de teatro Palavr/Ação, companhia da universidade. A montagem é uma recriação da peça original Der gute Mensch von Sezuan (A Boa Alma de Sezuan) do dramaturgo e poeta alemão Bertold Brecht. Escrita no exílio, a história apresenta uma reflexão crítica sobre as condições sociais para que a bondade possa existir. No enredo deus desce à Terra à procura de pessoas verdadeiramente boas – na obra original são três os deuses. A direção e recriação é de Cesar Felipe Pereira. O espetáculo fica em cartaz até o dia 28 de setembro, nas quintas, sextas e sábados às 21h, e domingo às 19h, com entrada franca.

A montagem, que começou a ser trabalhada no início do ano pela companhia, procura despertar o espírito crítico do espectador em relação à realidade social. A dificuldade de Deus buscar uma boa alma vai contrastando com a necessidade de se ganhar dinheiro num contexto de pobreza e deterioração das relações.

Segundo o diretor, a universidade é o espaço ideal para o tema da peça que não teria lugar em outros ambientes teatrais, como em espaços comerciais, em que uma crítica à submissão ao dinheiro seria no mínimo contraditória. Como diz o programa da obra, “é a isso que se propõe esse nosso ‘teatro proletário’, realizado em ambiente universitário, num palco aberto, onde os atores/personagens vivenciam o vazio próximos ao público”.

Teatro universitário

A companhia de teatro Palavr/Ação surgiu em 1995 por iniciativa do professor Hugo Mengarelli, a partir do antigo Curso de Formação de Atores da UFPR, hoje Curso de Produção Cênica. O grupo artístico desde então vem trabalhando tanto a montagem de espetáculos como a pesquisa em torno da dramaturgia teatral.

Serviço
Quando: Entre 4 e 28 de setembro  – quintas, sextas e sábados às 21h, domingo às 19h

Onde: TEUNI (Teatro Experimental da UFPR), localizado no Prédio Histórico da UFPR – Praça Santos Andrade, 2º Andar da ala da Rua XV de Novembro.

Elenco
Su-Sandro – Janaína Ferreira

Deus/Alexandre – Junior Ventura

Wagner – Antônio Orellana

Velho/Carpinteiro – Gessé Malmann

Velha/Senhora Iara – Ruthnéia Rodrigues

Seu Osíris/Juis de Paz – João Winch

Dona Marta – Susi Ferreira

Nora/Costureira – Nádia Camargo

Menina: Aivy Rodrigues Malmann

Ficha técnica
Adaptação de texto pela tradução de Geir Campos e Antônio Bulhões, publicada em Bertold Brecht, teatro completo, v. 7 e por Der gute Mensch von Sezuan, Edition Suhrkamp Verlag, 73.

Recriação, direção e sonoplastia: Cesar Felipe Pereira

Assistência de direção: Gessé Malmann

Direção de produção:Antônio Orellana

Assistência de produção e stand by: Marcio Bosi e Cláudio Andrade

Iluminação: Nadia Luciani

Op. de iluminação e prep. corporal: Guilherme Mendes Muniz

Figurinos: Cilene Tanaka

Maquiagem: Ruthnéia Rodrigues

Design gráfico: Marcelo Leonel Felczak

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]