logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Agência UFPR Internacional é inaugurada

agencia-ufpr-internacional
Agência UFPR Internacional dará maior representatividade e autonomia à Assessoria de Relações Internacionais. Foto: Marcos Solivan

Nesta segunda-feira (28), foi inaugurada a Agência UFPR Internacional com sede na Casa Amarela da UFPR. A Agência foi criada no Conselho de Planejamento e Administração da universidade e tem a finalidade de possibilitar maior representatividade administrativa e autonomia financeira à Assessoria de Relações Internacionais, garantindo melhoria no atendimento à comunidade da instituição.

A Agência UFPR Internacional é fruto de uma ideia de aprimorar a Assessoria de Relações Internacionais, cujo objetivo principal é maior integração com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e com a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe). De acordo com o assessor de Relações Internacionais da UFPR, Carlos José de Mesquita Siqueira, e agora diretor da nova agência, o departamento contará com três coordenadorias: Mobilidade e Integração; Cooperação Internacional e Políticas Linguísticas. “A maior novidade é a Coordenadoria de Políticas Linguísticas, por meio da qual será possível, junto com o Comitê Gestor, tomar decisões sobre a formação em idiomas e a capacitação de professores para ministrar aulas em inglês, de tal maneira a nos tornarmos mais internacionais no que diz respeito a alunos de língua inglesa e na formação multilateral de alguns cursos”, revela.

De acordo com o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, a agência terá a finalidade de tornar a UFPR realmente internacional, além de realizar ações muito além da mobilidade de estudantes e professores. “Isso se dará buscando parcerias para a realização de trabalhos em conjunto, em especial na área de pesquisa, e cuidando da parte linguística, que é uma das condições essenciais para que uma universidade se internacionalize. Uma das coisas que precisávamos aperfeiçoar e temos conquistado nos últimos anos é receber melhor aqueles jovens que vêm do mundo inteiro realizar aqui sua formação”, finaliza.

 

Por Jéssica Tokarski

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...