logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Agência de Inovação UFPR promove workshop de propriedade intelectual

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

No final deste mês de maio, a Universidade Federal do Paraná, por meio de um convênio firmado entre a Agência de Inovação UFPR (AI) com a empresa Clarke Modet & Co., realiza o workshop “A Propriedade Intelectual no Sistema da Inovação” para apresentar todos os aspectos envolvidos na proteção da inovação, desde sua importância até sua aplicação como estratégia de entrada no mercado. O evento acontece no próximo dia 28, das 8h às 12h, no Auditório Prof. Dr. Ulysses de Campos, do Setor de Ciências Sociais Aplicadas.

“A finalidade é a realização de eventos em conjunto na área de propriedade intelectual, empreendedorismo e inovação”, explica Alexandre Moraes, coordenador de propriedade intelectual da AI. “O evento proporcionará para a sociedade um espaço de discussões e ideias que contribuirá para o sistema de inovação, tanto regional, como nacional”.

O workshop é a primeira atividade desenvolvida nesta parceria. Neste momento inicial, a propriedade intelectual será apresentada como um mecanismo importante no âmbito da inovação e serão abordados aspectos da relação entre universidade e empresas em pesquisas colaborativas. Mais adiante, devem ser escolhidos temas relacionados a empreendedorismo e inovação.

“O Governo Federal – por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação -, em conjunto com as demais esferas governamentais, agências de fomento, instituições de ciência e tecnologia e empresas que focam em pesquisa, desenvolvimento e inovação são os principais envolvidos na discussão sobre o assunto”, afirma Moraes, destacando que um dos objetivos da oficina é fomentar debates que se reflitam em avanços socioeconômicos para o país. “Todos os envolvidos entendem a inovação como essencial para o desenvolvimento do país, porém precisamos proporcionar ambientes de discussões para identificarmos características positivas e negativas do sistema atual e projetar ações de melhoria para um sistema futuro, desde processos operacionais até a revisão do marco legal”.

O evento é gratuito e aberto para a sociedade. Para participar, basta fazer a inscrição clicando aqui.

Serviço:
Workshop – A Propriedade Intelectual no Sistema da Inovação
Data: 28 de maio
Horário: 8h às 12h
Local: Auditório Prof. Dr. Ulysses de Campos, Setor de Ciências Sociais Aplicadas (Av. Pref. Lothário Meissner, 632, Jardim Botânico)
Mais informações clique aqui.
Entrada franca.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...