A Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu esta semana a oficina Recuperação de Informação Tecnológica Sensível – Patentes como Fonte de Informação Tecnológica. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e a Agência de Inovação da UFPR.
A oficina capacitou os participantes para realizar buscas nos bancos de dados de pantentes do instituto e discutiu a importância da recuperação destas informações. Este tipo de pesquisa é útil para avaliar se os problemas que projetos em fase de implementação pretendem resolver já não contam com uma solução pantenteada. Outro objetivo seria conhecer as soluções existentes e se engajar em projetos subjacentes que as complementem, o que pode servir como lastro para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas.
A Agência de Inovação da UFPR tem mantido um trabalho de assessoria aos pesquisadores da instituição no quesito de propriedade intelectual.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]