E foi com a finalidade de aproximar ainda mais a instituição que a Agência reuniu na manhã desta terça-feira um grupo de empresários para explicar as novas possibilidades de parcerias.
Representantes da empresa Syngenta explicaram como foi a negociação que terminou com a transferência de tecnologia de variedades de cana de açúcar, descobertas na UFPR.
E já estão entre as mais plantadas não só na Região Sul, como em todo País, afirmou Wouter Berkhout. São nada menos do que nove milhões de hectares, grande parte no Nordeste. O representante da empresa explicou que a parceria com a UFPR foi proveitosa porque permitiu à empresa ofertar o que há de melhor em tecnologia. Além disso, as variedades descobertas na UFPR voltadas para o nosso clima, se adaptaram muito bem em regiões quentes e secas como em Alagoas.
Além dos empresários de diversas áreas, o encontro teve também a participação de pesquisadores da UFPR. Segundo o coordenador de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Agência de Inovação Alexandre Moraes, a UFPR tem grande potencial para transferir pesquisas nas áreas de biológicas, saúde, exatas, tecnológica, entre outras. Novos eventos como o de hoje para mostrar o potencial da instituição serão realizados este ano.