Agência de Inovação oferece possibilidade de transferir tecnologia para a iniciativa privada

15 maio, 2012
14:17
Por Gustavo Santos
0
Ciência e Tecnologia

Foto: Leonardo Bettinelli

Em quatro anos a Agência de Inovação UFPR transferiu para a iniciativa privada sete pesquisas desenvolvidas na instituição. Outros quatro contratos estão sendo negociados e devem ser assinados em 2012. São experimentos que tem propriedade intelectual protegida e futuramente vão gerar royalties para a instituição.

E foi com a finalidade de aproximar ainda mais a instituição que a Agência reuniu na manhã desta terça-feira um grupo de empresários para explicar as novas possibilidades de parcerias.

Representantes da empresa Syngenta explicaram como foi a negociação que terminou com a transferência de tecnologia de variedades de cana de açúcar, descobertas na UFPR.
E já estão entre as mais plantadas não só na Região Sul, como em todo País, afirmou Wouter Berkhout. São nada menos do que nove milhões de hectares, grande parte no Nordeste. O representante da empresa explicou que a parceria com a UFPR foi proveitosa porque permitiu à empresa ofertar o que há de melhor em tecnologia. Além disso, as variedades descobertas na UFPR voltadas para o nosso clima, se adaptaram muito bem em regiões quentes e secas como em Alagoas.

Foto: Leonardo bettinelli


Além dos empresários de diversas áreas, o encontro teve também a participação de pesquisadores da UFPR. Segundo o coordenador de propriedade intelectual e transferência de tecnologia da Agência de Inovação Alexandre Moraes, a UFPR tem grande potencial para transferir pesquisas nas áreas de biológicas, saúde, exatas, tecnológica, entre outras. Novos eventos como o de hoje para mostrar o potencial da instituição serão realizados este ano.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]