logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Evento nesta quarta reúne representantes de grandes empresas para discutir inovação

A Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná, em parceria com a empresa Clarke, Modet&Co, promove nesta quarta-feira, 30 de agosto, um evento para disseminar a cultura da inovação. O “Inova Session – Como as grandes empresas inovam?” vai reunir quatro grandes empresas que se destacam no cenário nacional no quesito inovação, para discutir como isso ocorre dentro de cada instituição. Além da própria Clarke, Modet&Co, participarão representantes da Renault do Brasil, Bosch e Mondeléz International.

Pesquisadores técnicos envolvidos em pesquisa, desenvolvimento e inovação, empresas, profissionais ligados à inovação e comunidade em geral terão a oportunidade de assistir apresentações de representantes das empresas Clarke, Modet & Co, Bosch do Brasil, Mondelēz e Renault do Brasil. A ideia é mostrar como as empresas tratam o tema Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), esclarecendo o que a inovação representa em termos de competitividade no cenário nacional, além de debater sobre a necessidade de investimentos nessas áreas.

A parceria entre a UFPR e a Clarke, Modet&Co já acontecia por meio do “Workshop de Inovação”, evento realizado até 2016. Para 2017, os organizadores desenvolveram um projeto mais moderno e estruturado. Em formato de mesa-redonda, o encontro permitirá a apresentação resumida das empresas e seus cases de sucesso, bem como promoverá a interação com o público e o compartilhamento de experiências e informações que estão mais próximas da realidade dos participantes.

A inovação pode ser entendida como um processo de impacto que representa diferencial competitivo, ganho de mercado, redução de custos e/ou aumento de receitas, que desperta a evolução tecnológica e o desenvolvimento socioeconômico resultante dela. “Para alcançar a inovação, os meios são variados. Por exemplo, a introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado ou, ainda, a implementação de novos métodos ou processos de produção, de distribuição, de marketing ou organizacionais”, explica Alexandre Moraes, coordenador de Propriedade Intelectual da Agência de Inovação da UFPR.

Moraes destaca a importância da inovação para a competitividade das empresas. “Investir nessa área pode trazer diversos benefícios como a abertura de novos mercados, melhorias significativas em produtos ou em sua cadeia produtiva, aumento significativo da margem de lucro ou até mesmo uma mudança radical no atual modelo de negócio”, conta.

Para que a cultura da inovação se estabeleça no Brasil e apresente bons resultados, disseminá-la é o fator mais importante. “Quanto mais pessoas entenderem o conceito e as ações de inovação, mais resultados positivos o país alcançará. Não se pode pensar em um país em desenvolvimento que não tenha ações e políticas voltadas para a inovação”, afirma Michael Schaffer, um dos organizadores do evento.

UFPR e inovação

Segundo o Ranking Universitário Folha de 2016, a UFPR é a quarta melhor universidade brasileira em inovação. “Temos a consciência da responsabilidade de ser um agente atuante dentro do Sistema Nacional de Inovação”, diz Moraes, que lembra o papel constitucional do Estado de promover e incentivar o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica e tecnológica e a inovação, por meio dos Institutos de Ciência e Tecnologia. “Além disso, deve apoiar e estimular as empresas que investem em pesquisa e criação de tecnologia adequada ao país”, completa. 

Inova Session UFPR

Esta será a primeira edição do evento neste novo formato e a expectativa é que os participantes lotem o auditório. “Pretendemos fixar esse evento em nosso calendário anual. Tudo leva a crer que ano que vem daremos continuidade ao projeto, com novas empresas”, conta Schaffer.

O Inova Session será realizado dia 30 de agosto das 9h às 12h no Auditório Professor Ulysses de Campos, localizado no Campus Jardim Botânico. Cerca de 70% das vagas já foram preenchidas, mas ainda dá tempo de garantir lugar. Os interessados devem fazer suas inscrições gratuitamente pelo site do evento até 28 de agosto.

Data: 30 de agosto

Local: Auditório Prof. Ulysses de Campos – Setor de Ciências Sociais Aplicadas – UFPR Campus Jardim Botânico

Horário: das 9 horas ao meio-dia

Participantes:

Carlos Yamamoto – diretor da Agência de Inovação da UFPR

Samanta Machado – Mondelez International

Igor Veras – Clarke, Modet &Co

Daniel Lange – Bosch

Elizangela Camargo – Renault do Brasil

Informações e Inscrições: http://bit.ly/2u0BKFg

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...