Agência de Inovação da UFPR inaugura Aceleradora de Ideias no Centro Politécnico

Espaço fica no Centro Politécnico. Imagem: Marcos Solivan

Na última terça-feira, dia 11, Agência de Inovação da Universidade Federal do Paraná inaugurou, no campus Centro Politécnico, a sua Aceleradora de Ideias. Durante a cerimônia de abertura do espaço, o reitor Zaki Akel Sobrinho ressaltou a importância da inovação para a boa colocação da UFPR em índices como o Ranking Folha, um dos mais respeitados do Brasil.

A diretora executiva da Agência de Inovação, Elenice Novak, afirmou que a maturidade empreendedora não depende apenas de talentos, mas também de estrutura para a inovação. “Eu espero que a gente expanda esse espaço, que se expanda a cultura da aceleração de ideias pela universidade, que vários projetos apareçam, principalmente projetos multidisciplinares, e isso é algo que precisa ser muito bem divulgado. Os estudantes precisam fortalecer a ideia de trabalhar entre grupos de multiáreas”.

Elenice Npvak, diretora executiva da Agência de Inovação. Imagem: Marcos Solivan

Novak também enfatiza a importância de ter espaços como a aceleradora dentro da Universidade. “Eu espero que haja mais oportunidades de novos espaços como esse, que haja interesse por parte de várias áreas, de vários setores, vários grupos em cima da ideia de projetos inovadores e que também a gente possa fazer uma interface com outros ambientes de inovação com outras universidades”.

Também estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, Edilson Silveira, a coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia da PRPPG, Graciela Inez Bolzon de Muniz, a coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Terceiro Setor e Negócios Sociais da UFPR, Ana Lucia Jansen de Mello de Santana, o vice-diretor do Setor de Ciências Exatas, Alexandre Luis Trovon de Carvalho, e a coordenadora de Relações Institucionais da Pró-Reitoria de Planejamento, Simone Marin Israel.

Compareceram, ainda, o diretor da Agência de Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Álvaro Amarante, o diretor da Agência de Inovação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Gilberto Branco, a gerente de operações da Universidade, Gisele Ueno, o gerente regional do Sebrae-PR, José Ricardo Castelo Campos, a coordenadora técnica da Gerência de Educação do Sesi e Senai, Cláudia Rocha, o analista de desenvolvimento da Fomento Paraná, Elson Teixeira, e o diretor técnico Agência Curitiba de Desenvolvimento, Armando Moreira Filho.

Aceleradora de Ideias

O objetivo da Aceleradora de Ideias é ajudar a comunidade universitária a consolidar suas ideias e estabelecer seus negócios no mercado de forma sustentável e competitiva, por meio de oficinas e da aceleração de negócios de base tecnológica. Em breve estará disponível o edital para seleção de projetos. Após o lançamento do edital, os interessados poderão apresentar suas ideias para uma banca que fará a avaliação e seleção dos melhores projetos. Os projetos selecionados serão acompanhados pela Incubadora no espaço da Aceleradora no Centro Politécnico.

Com informações da Agência de Inovação.