Criador da disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Ciências da Saúde da UFPR – ainda em 1975 – o professor doutor Affonso Antoniuk foi homenageado na manhã desta segunda-feira, 9, pela equipe de profissionais e amigos do Hospital de Clínicas.
Antoniuk aposentou-se no início deste ano, mas garante que não pretende se afastar da vida na universidade. Em seu discurso, o professor lembrou de todas as dificuldades para a implantação da disciplina e também de sua própria história, quando chegou a Curitiba, vindo de Nova Iorque, onde fez sua última especialização, com a mala cheia de materiais cirúrgicos e nenhum dinheiro ou cliente.
Início de carreira – “Depois de tentar conseguir recursos de várias maneiras, encontrei na Rua XV dois jovens proprietários do Bamerindus. Eles emprestaram o triplo do que eu pedi e logo em seguida apareceu o primeiro cliente. Depois, fiz concurso para professor assistente da UFPR, quando a neurocirurgia ainda não era vista como disciplina de interesse. E, desde que ela foi aprovado, está na minha história na universidade.”
Ao longo de sua carreira, Affonso Antoniuk fez cinco concursos e, durante quatro anos, foi chefe o Departamento de Neurocirurgia, mesmo tempo que exerceu como presidente do Conselho Fiscal do HC. “Hoje, temos uma residência de cinco anos, com uma vaga a cada ano competida por mais de 30 candidatos. Já formamos dezenas de neurocirurgiões, temos vários mestres e doutores e espero que logo tenhamos um professor titular.”
Homenagem – Em seu discurso, o diretor do HC Giovanni Loddo ressaltou a persistência de Antoniuk na luta pela melhoria dos serviços, equipamentos e formação profissional das equipes do hospital, lembrando inclusive de documentos encaminhados pelo professor à Presidência da República.
“Antoniuk conseguiu combinar uma rara mistura de bom médico, bom professor e hábil homem público”, concordou Rogério Andrade Molinari, diretor do Departamento de Ciências da Saúde.
O reitor Carlos Augusto Moreira Júnior fez o fechamento de cerimônia, convidando Affonso Antoniuk a integrar o quadro de professores seniores da universidade e a sua declaração como professor emérito.
Uma placa no corredor do oitavo andar do Hospital de Clínicas registra a homenagem.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Vivian de Albuquerque
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]