logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Acolhimento dos novos alunos da UFPR conta com ações de combate à violência e discriminação

Calouros farão o registro acadêmico no NAA. Imagem: Paulo Henrique Camargo
Calouros farão o registro acadêmico no NAA. Imagem: Paulo Henrique Camargo

Até o dia 22 de janeiro, os candidatos selecionados no vestibular 2015/2016 da UFPR (Curitiba e Pontal do Paraná) estão tendo seus primeiros contatos com a Universidade durante o registro acadêmico – realizado no Núcleo de Assuntos Acadêmicos (NAA), no Prédio Histórico da Praça Santos Andrade. Cada curso tem uma data e horário pré-estabelecidos para a realização da matrícula (a relação completa pode ser consultada no Guia do Candidato ou pelo site do Núcleo de Concursos), sendo que muitos veteranos se organizam para receber e conhecer os novos estudantes.

Promovendo a cultura de paz defendida e buscada constantemente pela Universidade, as calouras e calouros poderão contar com diversos meios de registro de ações violentas e discriminatórias que possam vir a acontecer neste primeiro acolhimento aos estudantes. Aqueles que, de alguma forma, se sentirem humilhados, agredidos ou coagidos durante as atividades promovidas na ocasião do registro acadêmico ou nas primeiras semanas de aula, poderão buscar ajuda junto à comissão anti-opressões do Diretório Central Estudantil (DCE), às comissões setoriais de recepção dos alunos e também por meio da plataforma Conte Conosco.

“Há múltiplos canais para registro de eventos discriminatórios e violentos que ocorram durante o acolhimento aos novos estudantes”, explica o vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari. “O DCE manterá uma equipe de apoio ao longo da semana de registro acadêmico e as comissões setoriais de recepção estarão disponíveis ao longo das primeiras semanas. Por fim, o programa Conte Conosco pode ser acessado através da página da UFPR (www.ufpr.br) como canal para denúncias e relatos de episódios de discriminação ou violência”. A plataforma virtual do Conte Conosco garante o sigilo das informações recebidas e dispõe de grupos de apoio a vítimas ou pessoas sob risco de violência.

cab_conteconosco[1]Conte Conosco

Além das diversas frentes de estímulo à pesquisa e à reflexão sobre a violência, uma iniciativa inédita nas universidades federais passou a integrar as políticas institucionais em defesa dos direitos humanos na UFPR: o programa Conte Conosco. Entre outras ações, a proposta disponibiliza uma plataforma virtual que funciona como grande ambiente onde pessoas que se sentem vítimas da discriminação e da violência podem se encontrar com especialistas e pesquisadores preparados para lidar com as diversas frentes que a problemática pode gerar.

A ideia surgiu a partir da necessidade percebida pela Universidade de um posicionamento mais firme e transparente contra a intolerância e a violência entre estudantes, professores e técnicos. Com a colaboração de mais de 20 entidades envolvidas com questões de gênero, direitos humanos e promoção da igualdade racial, foi-se delineando o Conte Conosco. Este programa foi fundamental para que a UFPR tenha conquistado em 2015 o selo Pró-Equidade de Gênero e Raça do Governo Federal em parceria com a ONU. A UFPR foi a única instituição de ensino superior do país contemplada nesta edição. Conheça aqui.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...