logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Acadêmica da UFPR tem artigo premiado pelo Conselho Federal Administração

O trabalho “O Impacto da Logística Para o Desenvolvimento do Brasil – Otimização das Rotas de Exportação na Infraestrutura Logística do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul”, elaborado pela estudante de Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Leticia Scremim, enquanto era estagiária do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI), ficou em segundo lugar no Prêmio Belmiro Siqueira de Administração, concurso nacional promovido anualmente pelo Conselho Federal de Administração (CFA).

O trabalho trata da otimização das rotas de exportação das principais comodities da região, soja, milho e minério da região. Foram elaborados diversos cenários prospectivos enfatizando a melhoria da infraestrutura logística do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Como conclusão do trabalho foram elencadas as principais obras e seus respectivos ganhos econômicos calculados.

Letícia produziu o artigo enquanto participava do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Hidrovia do Rio Paraguai, realizado pela UFPR/ITTI. Ela foi orientada pelos professores José Eduardo Pécora Jr, do Departamento de Administração Geral e Aplicada, e Cassius Scarpin, do Departamento de Engenharia da Produção, ambos da UFPR.

O EVTEA da Hidrovia do Rio Paraguai é realizado por uma equipe multidisciplinar da UFPR/ITTI entre o município de Cáceres, em Mato Grosso, e a foz do Rio Apa, em Mato Grosso do Sul. A Hidrovia é um dos mais extensos e importantes eixos continentais de integração política, social e econômica (1.720 km em território brasileiro). Juntamente com o Rio Paraná totaliza 3.442 km, que cortam quase a metade da América do Sul, desde Cáceres até Nova Palmira, no Uruguai.

Prêmio

O prêmio Belmiro Siqueira de Administração foi criado em 1988 para valorizar os estudos realizados por administradores e estudantes do ensino superior que contribuam para o desenvolvimento da profissão e da ciência da Administração no Brasil. Podem concorrer ao prêmio todos os Conselhos Regionais de Administração do Brasil. O trabalho da Leticia foi o eleito pelo Conselho Regional de Administração do Paraná para representar o estado na premiação nacional. Os vencedores receberam certificado, troféu, além de premiação em dinheiro que variou de acordo com a categoria e a colocação, com exceção da categoria “Empresa Cidadã”, que recebeu certificado e troféu.

Por Assessoria de Comunicação do UFPR/ITTI.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...