logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Abertura da Semana Literária Sesc e da Feira do Livro UFPR movimenta a Praça Santos Andrade

A reitora em exercício, Graciela de Muniz, disse que a feira é uma forma de aproximar a UFPR da comunidade,. Foto: Marcos Solivan

O primeiro dia da 36ª Semana Literária Sesc e Feira do Livro Editora UFPR foi movimentado. Só nesta segunda-feira (18) foram nove lançamentos de livros, cinco oficinas e abertura de três exposições. A programação incluiu ainda uma apresentação da Big Belas Band e a mesa-redonda Literatura e(m) movimento, com Walter Silveira e Verônica Stigger.

Na cerimônia de abertura, a reitora em exercício da UFPR, Graciela Bólzon de Muniz, falou sobre a importância da Editora UFPR para a divulgação da produção acadêmica e literária da universidade: “Nestas décadas de atuação, a editora tem cumprido fielmente sua missão de apresentar à sociedade, sob a forma de livros, o conhecimento científico e cultural produzido pela UFPR. Além disso, a Editora desempenha seu papel de interação com a sociedade publicando também os textos produzidos por escritores fora da Instituição”.

A professora também lembrou do papel deste tipo de evento para aproximar a população da universidade. “A universidade deve ser popularizada. A a Editora (da UFPR) e a Feira do Livro são formas de integrarmos mais a UFPR à sociedade” completou a professora.

Sesc

50 mil livros foram vendidos na edição anteriores, disse o presidente do Sistema Fecomércio, Darci Piana. Foto: Marcos Solivan

Além de Curitiba, a Semana Literária Sesc acontece simultaneamente em outros 22 municípios do Paraná. Darci Piana, presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, destacou o papel de disseminação cultural proporcionado pela feira: “No ano passado conseguimos vender mais de 50 mil livros. É uma oportunidade para muitas pessoas adquirirem cultura com obras que trazem discussões das mais variadas”.

Piana ainda destacou a parceria com a UFPR, falando de como a instituição tem sido central na vida cultural do Paraná. “Tive a honra também de ser aluno da nossa Universidade Federal do Paraná, por onde centenas de milhares de paranaenses passaram”, comentou o presidente.

Ernani Buchmann, coordenador de jornalismo do Sesc Paraná, falou da importância da feira na atual conjuntura político e econômica do país: “Num momento de crise como este, em que o país perde espaços de cultura, perde cinemas, teatros e escolas, nós temos que valorizar a Semana Literária, que é um evento disseminador de cultura”.

A cerimônia ainda contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Leandro Franklin Gorsdorf, da coordenadora de Extensão da UFPR, Maria Virginia Cremasco, do diretor regional do Sesc Paraná, Emerson Sextos, da diretora de Educação e Cultura do Sesc Paraná, Maristela Bruneri, e do gerente regional de Canais e Atendimentos da Caixa Econômica Federal, Maikon Wilson Penso.

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...