Migrantes admitidos no Brasil com visto permanente por razões humanitárias ou portadores do estado de refugiado que tenham diploma de Graduação expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior já podem realizar a inscrição para o processo de revalidação oferecido pela Universidade Federal do Paraná.
As inscrições deverão ser feitas mediante o preenchimento do formulário eletrônico específico até as 17 horas do dia 9 de julho de 2018, podendo o pagamento da taxa de inscrição ser efetivado até o dia 10 do mesmo mês.
O Edital nº 22/2018– Revalidação/NC-PROGRAD prevê que são cabíveis de revalidação os diplomas que correspondam, quanto ao currículo, aos títulos ou habilitações conferidas pela UFPR, entendida a equivalência em sentido amplo, de modo a abranger áreas congêneres, similares ou afins. Para a revalidação de diploma de Médico obtido no exterior, aplica-se a Portaria Interministerial nº 278, de 17 de março de 2011 – REVALIDA, razão pela qual o referido curso não é contemplado neste Edital.
O processo de revalidação de diplomas é composto por, no mínimo, três fases: prova objetiva; prova prática; e entrevista, que acontecem nos dias 31 de agosto; 4 e 5 de outubro; e 29 e 30 de outubro, respectivamente. A comunicação escrita ou oral, em todas as fases, será realizada em Língua Portuguesa.
A partir de 1º de outubro, no endereço eletrônico do NC/UFPR, serão disponibilizados os Editais específicos para cada curso com o programa das provas e bibliografias básicas indicadas para a preparação dos candidatos, bem como a forma e os critérios de avaliação e informações sobre as provas de habilidades específicas, se houver, de acordo com a necessidade de cada curso. Os Editais específicos com os procedimentos e critérios de avaliação da Prova Prática serão disponibilizados no dia 29 de setembro.