Abertas inscrições para TCC Inovação, que orienta alunos a concretizarem projetos de conclusão de curso

29 março, 2018
17:24
Por
0
Ensino e Educação

O professor Cleverson da Cunha: “Não queremos que os projetos morram na graduação. Queremos que tenham, sequência e que isto seja feito no processo de elaboração do TCC”. Imagem: Samira Chami Neves.

A Agência de Inovação UFPR acaba de criar uma iniciativa que possibilitará aos estudantes de graduação em fase de elaboração de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) colocar seus projetos em prática.

Até o dia 16 de abril, os alunos interessados em participar do projeto poderão se inscrever, gratuitamente, por meio de formulário disponível no portal da Agência. O edital está disponpível AQUI. O projeto será oferecido todo semestre. A primeira turma começa em 20 de abril.

O programa terá encontros presenciais quinzenais, treinamentos presenciais e via web, orientações e ainda a oferta de mentorias realizadas por professores e por profissionais de mercado com atuação nos temas apresentados.

O objetivo é propiciar o desenvolvimento da ideia e do modelo de negócio e a análise da viabilidade de mercado. No final do projeto, os alunos apresentarão seus trabalhos a uma banca interna e externa de possíveis apoiadores. Os trabalhos mais consistentes poderão ser encaminhados para a pré-incubação ou incubação na Agência de Inovação UFPR.

Celeiro de ideias

O coordenador de Empreendedorismo e Incubação da Agência UFPR, professor Cleverson da Cunha, explica que o projeto busca ajudar os alunos que estão elaborando os TCCs em transformar suas ideias e pesquisas em produtos, serviços ou negócios inovadores.  “Com isso, espera-se que os alunos consigam elaborar soluções mais complexas e adequadas às necessidades identificadas e sejam capazes de implementar as ideias propostas nos trabalhos.

O projeto surgiu da constatação de que muitos projetos de boa qualidade produzidos pelos alunos, no final dos seus cursos, não eram aproveitados. “Não queremos que os projetos morram na graduação. Queremos que tenham, sequência e que isto seja feito no processo de elaboração do TCC”, explica Cunha.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]