logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Abertas inscrições para aulas inaugurais da Escola de Futebol do Coritiba, parceria entre UFPR e Confraria de Ex-Atletas do CFC

Estão abertas, até 30 de julho, as inscrições para as aulas inaugurais da Escola de Futebol do Coritiba – projeto desenvolvido pela UFPR em parceria com a Confraria de Ex-Atletas do Coritiba Foot Ball Clube. As atividades serão desenvolvidas no campo de futebol e nas estruturas anexas do Setor de Ciências Agrárias da UFPR, no bairro Cabral, em Curitiba, que receberam pinturas e melhorias para acolher os estudantes.

De 60 a 90 alunos, com idades entre oito e 15 anos, devem participar das atividades. Eles foram divididos em três faixas etárias, que deverão ter, em média, de 20 a 30 alunos: 8 a 10 anos, 11 a 12 anos e 13 a 15 anos. As aulas serão às segundas, quartas, sextas-feiras e aos sábados à tarde, das 14h às 17h.

Alunos de escolas públicas

A partir de 8 de agosto, o projeto inicia nova e importante fase. Alunos dos ensinos médio e fundamental da rede pública comporão 40% dos inscritos e poderão fazer o treinamento gratuitamente. Eles terão apenas que comprar o material a ser usado na atividade – camiseta, calção e meia. Os estudantes serão selecionados entre as escolas municipais e estaduais de Curitiba. As aulas serão promovidas pela manhã e à tarde.

Os alunos podem se candidatar às vagas pelo site www.confrariacoritiba.com.br. O coordenador do projeto é o professor Anderson Zampier Ulbrich, do Setor de Ciências da Saúde, que pode ser contatado pelo telefone (41) 9900-4104. Mas atenção: os alunos serão selecionados por ordem de chegada.

Vice-reitor articulou iniciativa

A iniciativa foi articulada pelo vice-reitor da UFPR, Rogério Andrade Mulinari. Em 29 de abril, Mulinari e o presidente da Confraria de Ex-Atletas do Coritiba Foot Ball Clube, Sidnei Buttini, assinaram termo de cooperação técnica que garante o apoio técnico e logístico da Universidade à implantação da escola de futebol. A iniciativa também recebe apoio do diretor do Setor de Ciências Agrárias, professor Amadeu Bona; do vice-diretor, Nivaldo Rizzi; e do secretário  do setor, José Clovis Pereira Borges.

Os alunos e servidores docentes e técnico-administrativos dos cursos da UFPR envolvidos no projeto – Educação Física, Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, entre outros – terão a possibilidade, de forma articulada, de aplicar seus conhecimentos científicos e de contribuir para a formação integral de cidadãos. Os ex-atletas do clube também contribuirão com o projeto transmitindo seus conhecimentos táticos e técnicos aos alunos.

Por Aurélio Munhoz

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...