Abertas as inscrições para processo seletivo do curso de Licenciatura em Letras Libras

01 agosto, 2023
10:50
Por Jéssica Tokarski
0
Destaque Ensino e Educação

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de 2024 para o curso de Licenciatura em Letras/Libras (Língua Brasileira de Sinais) da UFPR. São 22 vagas para candidatos surdos e oito para ouvintes. As inscrições podem ser feitas até as 17 horas do dia 30 de agosto, no site do Núcleo de Concursos da UFPR (NC/UFPR).

Metade das 30 vagas ofertadas é para a concorrência geral e a outra metade para candidatos que fizeram o ensino médio em escolas públicas. O processo seletivo será realizado em duas etapas: avaliação de histórico escolar e prova prática de conhecimentos específicos em Libras, marcada para o dia 19 de novembro e dividida em duas partes: apresentação pessoal em Libras (cinco minutos) e prova de compreensão de texto sinalizado em Libras (20 minutos).

A taxa de inscrição para o processo seletivo de Letras/Libras é de R$ 195,00 e pode ser paga por boleto ou pix. Podem solicitar isenção de taxa candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e candidatos não inscritos no CadÚnico mas que comprovem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola de rede privada. O prazo para pedidos de isenção vai até 11 de agosto.

No momento da inscrição, é necessário enviar PDF dos históricos escolares do 1º e 2º ano do ensino médio. Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deve assinalar a categoria de concorrência (surdo ou ouvinte). Os candidatos surdos devem enviar laudo médico atestando o tipo e grau de perda auditiva e também exame de audiometria realizado a partir de 2022. Um modelo de laudo médico será gerado no momento da inscrição.

Candidatos inscritos na categoria “preto ou pardo” deverão ainda submeter-se à banca de validação de autodeclaração, que será realizada de forma remota, pela internet, de 25 a 27 de setembro. O dia e horário determinado para cada candidato será divulgado pelo NC/UFPR no dia 18 de setembro.

O curso

O curso de Licenciatura em Letras/Libras da UFPR é noturno e tem duração de quatro anos.

Criado em 2015, o curso forma professores de Língua Brasileira de Sinais para a educação básica, com o compromisso de assegurar o direito à Educação Bilíngue de Surdos, modalidade recentemente incluída na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), com a aprovação da Lei 14.191/2021.

As aulas do curso são ministradas em Libras, sem interpretação em Português – com exceção de disciplinas ministradas por professores de outros departamentos que não dominam a Língua Brasileira de Sinais (nesses casos recorre-se a um intérprete).

Mais informações no edital do processo seletivo, disponível também em Libras:

Por Comunicação NC/UFPR

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]