logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Abertas as inscrições para o II Hackathon da OAB Paraná

Estão abertas as inscrições para o II Hackathon da OAB Paraná que acontece nos dias 30 de setembro e 28 e 29 de outubro. A maratona jurídica envolve advogados, estudantes de Direito, desenvolvedores, designers e especialistas em marketing focados em inovação. O objetivo é estimular a criação de soluções tecnológicas que facilitem o trabalho dos advogados.

No evento, os participantes desenvolvem softwares para gerar um novo produto ou solução para problemas apontados pela organização da maratona. Os problemas estão relacionados a processos judiciais e dificuldades na área jurídica. A solução para esses obstáculos deve ser encontrada em um curto espaço de tempo: cerca de 36 horas seguidas.

A primeira etapa do Hackathon será dedicada à modelagem da ideia. Na segunda, as equipes darão os últimos retoques no desenvolvimento e farão as apresentações das soluções e aplicativos criados, denominadas “pitchs”. “Queremos que as equipes aproveitem o intervalo de tempo entre as duas fases para aprimorar a codificação dos protótipos”, explica Rhodrigo Deda Gomes, presidente da Comissão de Inovação e Gestão da OAB Paraná, que está organizando a maratona.

Os interessados podem montar equipes e inscrevê-las no site da OAB Paraná até o dia 25 de setembro. Os grupos podem ser interdisciplinares, porém é obrigatório que ao menos um dos integrantes seja advogado ou estudante de Direito. Poderão competir, no máximo, 25 equipes com três a cinco participantes cada.

Pioneirismo

A primeira edição do Hackathon da OAB Paraná foi realizada em 2016 e reuniu 16 equipes em mais de 30 horas de maratona. O evento foi o primeiro do gênero na história das seccionais.

“A inovação no Direito não é algo teórico. Ao contrário, está conectada ao direito material. É urgente enxergar o novo, compreendendo os novos desafios e as novas maneiras de atender melhor os clientes, resolver conflitos e trabalhar de modo eficiente com o apoio da tecnologia”, resume Deda.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...