Imagem Padrão

A religião e suas conseqüências na política e na cultura são temas de seminário

18 outubro, 2005
00:00
Por

As crenças, idéias e práticas religiosas influenciando no cenário mundial – política, cultura e economia – serão assuntos no Seminário “Religião e Sociedade: Espaço Sagrado no Século XXI”, promovido pelo NUPPER – Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião, nos próximos dias 28 e 29 de outubro. Participam do seminário, aberto à comunidade, professores da Universidade Federal do Paraná e de outras instituições de ensino, como a UNICENP, TUIUTI, Faculdade Evangélica, UNIANDRADE e Faculdade Teológica Batista. Entre os temas: “Religião e Sociedade”, “Neopaganismo”, “Fundamentalismo”, “Religião e Saúde” e “Institucionalidades Religiosas”.

“No neopaganismo, por exemplo, vamos abordar a questão das recriações religiosas”, comenta o professor Sylvio Fausto Gil Filho, professor da UFPR e um dos membros do NUPPER. “Vamos falar sobre os novos druidas, vicas, em novas religiões adaptadas aos dias de hoje.”

Tema bastante interessante, segundo o professor, considerando-se a realidade de religiões bem antigas e sobreviventes ao tempo como o catolicismo. “Na década de 80, tínhamos perto de 98% de católicos”, diz. “No último censo realizado no ano 2000, esse número já tinha caído para 74%, enquanto os evangélicos pentecostais têm cada vez mais adeptos. Isso repercute numa mudança de visão de mundo para os próximos anos a qual estamos subestimando. E isso precisa ser discutido de forma crítica e científica.”

Geografia e história – O NUPPER foi criado ainda em 2003 na UFPR. De lá para cá, são vários os estudantes e professores da graduação e pós-graduação de várias instituições envolvidos em pesquisas abordando o tema Religião. O próprio professor Sylvio estuda a mais de 20 anos a Geografia das Religiões. “O que fazemos é analisar a espacialidade de uma religião. Ou seja, como ela se materializa no espaço geográfico – através de uma igreja, templo, mesquita – e explicar as relações com a comunidade. O que já pudemos concluir é que em Curitiba existe uma grande quantidade não apenas de religiões, mas também de parareligiões, ou seja, aquelas ordens esotéricas, místicas que não se consideram religiões, mas que têm forte influência no discurso religioso.”

São envolvidos nas pesquisas alunos de História, Geografia e outras áreas. “Tínhamos carência de um grupo para discutir religião”, justifica Sylvio. “Discutir de uma forma não confessional mas cientificamente. O NUPPER reúne pessoas de todas as matizes religiosas e de várias ciências porque o assunto tem sido tratado de maneira mais profunda para explicar o que acontece no mundo de hoje.”

Seminário – O Seminário “Religião e Sociedade: Espaço Sagrado no Século XXI” será realizado no Auditório I do Bloco Vermelho da UNICENP. O endereço é Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, no bairro Campo Comprido. No dia 28, as palestras têm início às 18h30min. No dia 29, começam às 8h30min e vão até às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas no site www.geog.ufpr.br/nupper ou com o professor Sylvio pelo telefone (41) 8428-0733.

Serviço: Seminário Religião e Sociedade: Espaço Sagrado no Século XXI

Realização: NUPPER – Núcleo Paranaense de Pesquisa em Religião

Data: 28 e 29 de Outubro

Local: UNICENP – Bloco Vermelho – Auditório I – Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido

Informações: www.geog.ufpr.br/nupper/

Fonte: Vivian de Albuquerque

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]