Durante quatro semanas, entre os meses de janeiro e fevereiro, 12 professores do idioma Alemão da rede pública de ensino e dez estudantes de Letras-Alemão de diversas universidades públicas participaram do curso de capacitação “Ensino de Alemão como Língua Estrangeira”. Entre as atividades do curso, seminários e ações culturais foram realizados na cidade de Leipzig, Alemanha e em Viena, na Áustria. O programa, financiado pela Capes, foi idealizado e coordenado pelo professor Paulo Astor Soethe, do curso de Letras ─ Alemão da UFPR.
Além da colaboração de docentes da Alemanha e Áustria, a organização do curso contou com o apoio técnico e a participação da mestranda em Letras da UFPR Giovanna Lorena Ribeiro Chaves, que conclui também nas próximas semanas seu mestrado na Universidade de Leipzig, Alemanha. Desde 2009, uma parceria bilateral entre as duas instituições oferece dupla titulação na área de Letras, especificamente “Alemão como Língua Estrangeira”. Também colaborou a mestranda da UFPR Martina Meyer. Participaram da iniciativa também as professoras Annette Kühn e Ines Laue, do Instituto para Alemão como Língua Estrangeira (interDaF), na fase alemã. Na fase austríaca houve o apoio das professoras Gertrude Zhao-Heissenberger, Helga Mitterhumer e do professor Clemens Tonsern, do Austrian Ministry of Education and Culture (BMUKK) – Ministério Federal para Educação, Artes e Cultura.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]