O Seminário, além de possibilitar a troca de conhecimento, abriu portas para o fortalecimento do relacionamento entre as universidades. “São novos contatos, que geram novas oportunidades de parceria principalmente em relação ao intercâmbio, tanto para alunos quanto para professores”, afirma o assessor de Relações Internacionais da UFPR, Carlos Siqueira.
Foram assinados acordos de cooperação ou pelo menos iniciados contatos com a maioria das universidades presentes. “Estamos unidos pelo ideal da educação. Queremos concretizar esses novos projetos e fazer acordos que não fiquem só no papel”, declara o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho.
Para o ex-presidente do Grupo Coimbra e um dos idealizadores do Seminário, professor Carlos Alexandre Netto, o evento superou as expectativas. “O Grupo Coimbra, mesmo novo, é muito ativo e cresce cada vez mais. Antes nos restringíamos a falar sobre mobilidade, agora já expandimos a discussão para novos temas pertinentes ao universo acadêmico”, conta.
Netto, reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), assumiu a liderança do GCUB em 2010, e termina seu mandato neste ano. A nova presidente, a reitora da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli, foi eleita em Assembleia realizada na Reitoria da UFPR nesta quinta-feira (29).
Amanda Pofahl, sob orientação de Ana Paula Moraes.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]