De acordo com a professora Nádia, os artigos reunidos trabalham a educação básica, discorrendo sobre a disciplina e a formação de professores no período, de maneira a evidenciar como o ensino paranaense se construía durante o período da ditadura. O livro trata ainda das implicações da Lei 5.692/71, buscando subsidiar discussões e reflexões sobre seu significado para a configuração do ensino brasileiro.
A publicação traz novas problematizações e questionamentos, visto que são poucas as pesquisas sobre o tema que permitem entender como a escola e seus diferentes interlocutores reagiram em relação às diretrizes dos governos militares.
O lançamento faz parte da série Pesquisa, da Editora UFPR. O livro pode ser encontrado nas Livrarias da UFPR, no Edifício Dom Pedro II e no Centro Politécnico ou na página da Editora UFPR.
Por Amanda Pofahl, com orientação de Lais Murakami
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]