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Programa busca identificar maiores dificuldades sentidas pelos alunos na UFPR

08 maio, 2012
17:35
Por Henrique Rosso

Programa da Prograd vai colocar 90 bolsistas pesquisadores nos campi para identificar problemas enfrentados pelos alunos no dia a dia da instituição

Responda Sim ou Não: seu curso foi a sua primeira opção no vestibular? Está periodizado no seu curso? Já utilizou atividades como trancamento de curso ou o programa de bolsas? Você foi ou está sendo afetado por situações como carga horária excessiva, discriminação, falta de didática do professor, infraestrutura física do curso, tratamento de saúde, dificuldade financeira? Estas questões fazem parte de um total de 30 perguntas que serão aplicadas em breve em pesquisa da Coordenação de Políticas de Acompanhamento Acadêmico e Tutoria (Copac) da Pró-Reitoria de Graduação da UFPR.

O edital para seleção dos 90 bolsistas foi publicado e já está disponível na página da Prograd. Será o terceiro ano que a coordenação aplica esta ação que visa um acompanhamento mais próximo do aluno, necessário para o estabelecimentos das políticas que objetivam a melhoria da qualidade da graduação buscada pela gestão. A exemplo dos anos anteriores, os questionários serão aplicados por bolsistas da graduação.

A pesquisa é um instrumento do Sistema de Acompanhamento e Tutoria do fluxo acadêmico (SAT). O aluno pode responder de forma anônima ou identificar-se, caso queira. E além de responder pontualmente às 30 questões, tem também a possibilidade de manifestar-se de forma escrita, no verso do formulário.

Algumas ações desenvolvidas pela Universidade na questão da melhoria da qualidade do ensino da graduação tiveram o SAT como um grande norteador. Estudantes que manifestaram dificuldades por fatores pessoais contaram com o apoio da equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Também a Coordenação de Políticas de Formação do Professor (Copefor) vem buscando resolver os problemas da questão da qualificação didático/pedagógica dos docentes vislumbrando sanar muitas dificuldades apontadas pelo SAT.

Estudantes bolsistas do SAT fizeram o levantamento da bibliográfia necessária aos cursos de graduação da UFPR, um trabalho que ajudou muito as coordenações que preferiram investir em livros: esse trabalho dos estudantes deixou pronta toda bibliografia básica necessária aos cursos e muitos aproveitaram para promover a aquisição dos livros por meio do Edital de Melhoria da Qualidade da Graduação em 2011.

Cada setor, coordenação ou departamento tem acesso aos próprios dados tabulados. Foi a maneira encontrada de fazer mais efetivo o enfrentamento das dificuldades sem, no entanto, criar um ranking de mais ou menos problemáticos. “Ao disponibilizar os resultados dos questionários podemos desencadear ações afirmativas no sentido de solucionar as questões apresentadas. O SAT tem mostrado a direção que temos que seguir com as nossas políticas”, afirma Arlete Ceccatto, coordenadora de Políticas de Acompanhamento Acadêmico e Tutoria.

Neste ano o público a ser pesquisado será preferencialmente os que ainda não foram pesquisados nos dois anos anteriores. A nova abordagem incluirá perguntas sobre intercâmbio nacional e internacional e alguns processos acadêmicos que as pesquisas anteriores mostraram desconhecimento por parte dos alunos.

 
Informações da Pró-Reitoria de Graduação

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