Este ano os calouros foram recepcionados em fevereiro. Em cinco dias eles puderam conhecer as instalações dos cursos, laboratórios e conheceram os professores e toda a estrutura que a UFPR dispõe para cada área. Por isso, a partir de segunda-feira, dia 06, as aulas serão normais em todas as unidades. O calendário desse ano já prevê a semana acadêmica de cada curso, período em que os alunos promovem palestras e trazem profissionais de destaque no mercado para dentro da universidade.
Terceira fase – Entre os novos alunos há um grupo de 213 estudantes que ainda são candidatos. Eles se inscreveram para os cursos de Matemática, Matemática Industrial e Estatística e foram aprovados nas duas etapas do vestibular já ocorridas, mas ainda não são alunos efetivos.
Isto porque, durante este semestre terão que fazer a terceira etapa do concurso para depois serem efetivados. Eles assistem às aulas em duas disciplinas básicas neste primeiro semestre e depois de quatro meses farão uma nova prova. Essa medida foi adotada porque o índice de desistência nos três cursos era muito alta e este projeto piloto pretende avaliar se a terceira fase pode diminuir este índice de evasão.
Com esta terceira fase, a UFPR entende que só ficarão estudando os alunos que têm certeza do curso que escolheram e que estão compreendendo as disciplinas, o perfil do curso e para que tipo de atuação ele prepara o profissional.
Trote Humano – Apesar de terem sido recepcionados pelas coordenações de curso na semana que antecedeu o carnaval, os calouros serão acompanhados nestas primeiras semanas pelos grupos de trabalho em cada Setor responsável por aplicar as normas do Trote Humano. No período de registro acadêmico os calouros receberam as informações sobre o Trote Humano e a importância de dizer não e denunciar os abusos.
Para aqueles que se sentirem ainda forçados a participar de ações mais violentas ou de exposição pessoal podem fazer denúncia ao 0800 6438377
Foto(s) relacionada(s):
Link(s) relacionado(s):
Fonte: ACS
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]