Depois de realizar o maior concurso para avaliar e selecionar professores, a Universidade Federal do Paraná dá as boas-vindas aos novos 51 professores que passam a exercer sua função de docentes na UFPR Litoral.
Dentro de uma proposta diferenciada, a UFPR Litoral recebe os professores dos dois cursos de graduação e quatro profissionalizantes no Seminário de Integração e Ambientação. Ou seja, os novos docentes participam da terça, dia 13 ao sábado, dia 17 de um encontro em que todas as informações sobre a UFPR e principalmente as diretrizes da proposta pedagógica da UFPR Litoral são apresentadas.
A abertura aconteceu ontem, dia 13, em que o reitor Carlos Moreira Júnior e o pró-reitor de Graduação Valdo Cavallet iniciaram os trabalhos. Em seguida, a equipe da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis falaram aos professores sobre a temas ligados à carreira a interações dos docentes com a instituição.
Projeto Pedagógico – Para o pró-reitor de Graduação Valdo Cavallet a UFPR busca, nesta gestão, consolidar-se como um agente de desenvolvimento comunitário através do Projeto Político Pedagógico. ‘Com a implantação da UFPR Litoral, o objetivo principal é propiciar à região litorânea e ao Vale do Ribeira qualidade de vida compatíveis com padrões recomendáveis de dignidade humana e de justiça social. A ação comunitária não pode ser encampada por um único agente comunitário e em um único nível de ação educativa. É fundamental que sejam integrados os diferentes agentes e níveis educacionais num projeto educacional articulado em conjunto’, explica.
Entre as propostas que estão contidas no Projeto está a de que o aluno da UFPR Litoral deve desenvolver sua profissionalidade – diagnóstico, pesquisa de soluções, implantação de alternativas – através de uma efetiva inserção na realidade da região litorânea e do Vale do Ribeira.
Os professores – Reunidos na sede da UFPR Litoral, os professores, como todo recém-chegado a um novo local, estavam aguardando os acontecimentos com uma certa ansiedade. Mas com a certeza de estarem ali para contribuírem com a construção de uma história importante para a região e para o Estado. Para o professor Marcelo Cunha, da área de Gestão de Pessoas, ele acredita ser um momento muito importante. ‘ O projeto é totalmente diferenciado e por isso é um desafio. Quero construir uma carreira aqui pois acredito nesse projeto. Principalmente por ser uma proposta que prioriza a própria região e, assim, justifica a existência da instituição aqui’, esclarece. Segundo o professor Cunha, a instituição veio para responder aos anseios da comunidade da região e justifica o trabalho de ensino, pesquisa e extensão para e com as pessoas que ali residem.
Para a professora Vera Lúcia Israel, que lecionará no curso de Fisioterapia e que já tem uma experiência de 18 anos na docência, a proposta da Universidade Federal em organizar esta empreitada demonstra a coragem de vir a uma região e para uma comunidade que precisa. ‘Estou aqui para oferecer a minha experiência e junto fazer a diferença nesta comunidade. Esta diferença se dará também na questão da prevenção dentro das comunidades. A assistência à saúde da família será fundamental, pois a estrutura de saúde da região ainda é pequena.’
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Fonte: Patricia Favorito Dorfman
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