Imagem Padrão

UFPR recebe homenagem por meio de seu reitor

09 dezembro, 2005
00:00
Por

O trabalho que a UFPR vem realizando nos últimos dois anos na promoção da integração do negro na comunidade universitária e de sua permanência na instituição, por meio do sistema de cotas, foram reconhecidos pelos Ministério da Saúde e da Educação no início de dezembro.

Nesta data estes Ministérios entregaram a personalidades e instituições o prêmio ‘População negra e AIDS’, o qual foi entregue ao reitor Carlos Moreira Júnior pelo exemplo que vem demonstrando frente a UFPR perante as demais instituições educacionais do País. Para o reitor este reconhecimento é muito importante pois demonstra que a Universidade Federal do Paraná está no caminho certo, ao promover a abertura da instituição para a comunidade e oportunizar que comunidades menos favorecidas possam usufruir de direitos negados, como o acesso ao ensino público gratuito.

O prêmio faz parte do ‘Programa Estratégico de Ações Afirmativas: População Negra e Aids’ que é uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação, em parceria com a Seppir e com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH). O objetivo do Prigrama é combater a discriminação racial e étnica, promover a igualdade, a eqüidade e os diretos humanos da população negra. A primeira ação do programa, em dezembro de 2004, foi o lançamento do Afroatitude, que distribui bolsas de iniciação científica para alunos cotistas de 11 universidades brasileiras. A verba é destinada para pesquisas sobre a epidemia de HIV/aids na população negra.

A cerimônia foi realizada em Brasília no dia 1º de dezembro e contou com a presença do ministro da Saúde, Saraiva Felipe. Ao todo cinco organizações não-governamentais, quatro universidades, quatro ativistas e a coordenação estadual de DST/aids de São Paulo também serão homenageadas por se destacarem em ações para diminuir o preconceito e a vulnerabilidade dos negros à epidemia.

Lista de homenageados

1. Homenagem especial

Lair Guerra

Daniela Mercury

2. Universidades – por terem ajudado na criação e formulação do Programa Brasil Afroatitude

Universidade do Estado do Mato Grosso do Sul (UEMS)

Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Universidade de Brasília (UnB)

Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Foto(s) relacionada(s):


Reitor recebe prêmio em nome da UFPR
Foto: Arquivo Ministério da Saúde

Fonte: Patricia Favorito Dorfman

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]