Desde o começo da tarde desta segunda, 05, a comissão de negociação da Reitoria está conversando com a comissão dos estudantes para chegar a um acordo. A última reunião aconteceu às 18h desta terça, dia 06, em que a comissão da Reitoria pediu novamente aos estudantes que saiam de forma pacífica e voluntaria do prédio para que não seja preciso utilizar a força judicial para reintegração do espaço.
Os estudantes estão com a proposta da Reitoria para que a desocupação seja feita. A proposta, na íntegra é:
1. Como sinal de boa fé para o entendimento entre as partes, o mandado judicial para a reintegração de posse e indiciamento criminal dos ocupantes não será cumprido se houver a desocupação pacífica e voluntária do prédio até as 16:45 horas de hoje.
2. Uma Comissão com representantes dos ocupantes e da Administração fará a avaliação do prédio e de eventuais danos ao Patrimônio Público.
3. Será criada uma Comissão de Trabalho da administração da UFPR englobando várias Pró-Reitorias e a AAE, para em conjunto com os estudantes traçar políticas concretas de assistência estudantil envolvendo o funcionamento dos RUs, projeto de multas nas bibliotecas, bolsas acadêmicas e outros itens.
4. Com a desocupação do prédio, o ato de ocupação da Reitoria ocorrido no último dia 02/12/2005, não será alvo de punições.
5. Quanto à sindicância solicitada, informamos que a Reitoria, por determinação do Conselho Universitário está instituindo em um prazo de 72 horas, comissões de sindicâncias para averiguação de todas as irregularidades encaminhadas ao COUN, para que em um prazo máximo de 60 dias apresente suas conclusões que serão obrigatoriamente encaminhadas ao COUN.
6. Quanto as questões de sessões públicas e paridade nos Conselhos Superiores, bem como do voto universal para reitor, tais itens não dependem de deliberação da administração superior mas sim de questões regimentais a serem deliberadas nos conselhos desta UFPR.
7. A contratação das empresas terceirizadas de segurança é obrigatoriedade face a extinção do cargo de vigilante dentre os servidores da União.
A comissão de negociação da Reitoria tem entre seus membros o pró-reitor de Planejamento, Orçamento e Finanças Zaki Akel Sobrinho. Ele espera que os estudantes atendam ao pedido de desocupação do prédio. ‘Estamos buscando o diálogo e não queremos utilizar o instrumento judicial de reintegração de posse. Este é o último recurso se a negociação falhar. Mas acreditamos que o bom senso prevalecerá’, esclarece. Para o pró-reitor, a Reitoria está dando mostras que está disposta a ampliar os canais de comunicação com o movimento estudantil.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Patricia Favorito Dorfman
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]