Por 41 votos, dos 49 conselheiros que votaram, a chapa dos professores Carlos Moreira Júnior – reitor e Márcia Helena Mendonça – vice-reitora foi confirmado como líder da lista tríplice que será enviada ao Ministério da Educação para homologação dos novos administradores da UFPR, gestão 2006-2010.
A votação do Colégio Eleitoral Especial – formado por conselheiros do Conselho Universitário e do Conselho de Curadores – aconteceu em clima tranqüilo no auditório da maternidade do Hospital de Clínicas. Ali, os conselheiros após sessão de informes passaram à pauta que era a votação da lista tríplice. Porém, antes de iniciada a votação, foi lido documento da chapa dos candidatos Francisco e Júlio em que afirmavam não contestarem o resultado da consulta feita à comunidade da UFPR, mas sim o processo. Ainda, de viva voz pelo telefone – amplificado por microfone para que todos os conselheiros pudessem ouvir – o professor Francisco retirou a sua candidatura à lista tríplice, já que o Colégio Eleitoral Especial decidiu dar continuidade ao processo de votação.
Para que todos os conselheiros tivessem conhecimento do resultado da consulta que, apesar de não ter sido homologado pela Comissão Paritária de Consulta, mas em reunião do último Conselho Universitário, no dia 02 de dezembro, o presidente desta Comissão, professor João Negrão, ter afirmado que os dados públicos eram corretos, foi feita a confirmação do resultado final da consulta.
Segundo o relatório da Comissão Paritária de Consulta entregue às chapas concorrentes e protocolada para a reunião do Conselho Universitário, o resultado final da consulta aponta a vitória dos candidatos Moreira e Márcia.
Eleição – Com os dados da consulta confirmados e com a candidatura da chapa Francisco e Júlio retirada para a composição da lista tríplice, a vice-reitora professora Maria Tarcisa Silva Bega – que estava na presidência do Colégio Eleitoral Especial, interrompeu a sessão por cinco minutos para que os professores presentes e em condições por lei de disputar a lista tríplice fizessem sua inscrição para a votação.
Assim, concorreram à eleição para reitor do Colégio Eleitoral Especial os professores Carlos Moreira Júnior – atual reitor e eleito na consulta à comunidade; professor Marcelo Aranha – vice-diretor do Setor de Ciências Biológicas; professor Elvo Fassbinder – vice-diretor do Setor de Ciências da Terra. Para o cargo de vice-reitor: professora Márcia Helena Mendonça – diretora do Setor de Ciências Biológicas e eleita na consulta; professor Rogério Molinari – diretor do Setor de Ciências da Saúde; e professor Nivaldo Rizzi – pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação.
A eleição final apontou o seguinte resultado:
1º da lista tríplice – Carlos Moreira Júnior (41 votos) e Márcia Helena Mendonça (41 votos)
2º na lista tríplice – Marcelo Aranha (02 votos) e Rogério Molinari (03 votos)
3º na lista tríplice – Elvo Fassbinder (02 votos) e Nivaldo Rizzi (01 voto)
Somam-se, ainda, 03 votos nulos e 01 branco para ambas as votações, bem como, duas declarações de votos que não somam na contagem de votos (ao anunciar o voto o conselheiro deixa de votar formalmente pela cédula, que indica o resultado final do pleito). Assim, dos 59 conselheiros que formam o Colégio Eleitoral Especial, 51 estavam presentes e 49 votaram formalmente.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Patricia Favorito Dorfman
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]