Imagem Padrão

Reitor reassume e manda mensagem à comunidade acadêmica

05 dezembro, 2005
00:00
Por

Após tirar licença para atuar na campanha para reeleição, o atual reitor Carlos Moreira Júnior retorna às suas atividades frente à Universidade Federal do Paraná. Porém, não estará à frente do Colégio Eleitoral Especial que se reúne nesta terça, dia 06. É neste dia que os conselheiros do Conselho Universitário e do Conselho de Curadores se reúne para dar continuidade à reunião interrompida do último dia 30 de novembro.

Por estar retornando às suas atividades em meio a mais uma ocupação da Reitoria durante seu mandato – 2002/2006 – é que o reitor reassume enviando à comunidade acadêmcia uma mensagem sobre os acontecimentos dos últimos dias e de sua posição sobre eles. Leia abaixo a íntegra da mensagem.

À COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Encerrada minha licença para concorrer ao cargo de reitor da UFPR, reassumo meu posto, não sem antes fazer um agradecimento público à professora Maria Tarcisa Silva Bega, vice-reitora, que conduziu a Universidade de forma exemplar durante este período.

Registro, ainda, que de forma ética não estarei presente na reunião do Colégio Eleitoral que fará a lista tríplice com os nomes a serem enviados ao MEC.

Por outro lado, não posso deixar de me manifestar sobre os lamentáveis acontecimentos da última semana, quando pessoas visando apenas interesses pessoais tentaram jogar o nome da Universidade na lama sem se preocuparem com as conseqüências e, ainda pior, utilizaram-se de um grupo de estudantes na tentativa de atingirem seus objetivos.

Não se trata de fazer juízo de valor sobre o processo eleitoral, até porque durante a campanha agrediram minha honra e dignidade e estarei recorrendo à justiça contra cada um desses detratores. O que julgo de suma importância neste momento é refletirmos sobre os incidentes envolvendo um pequeno grupo de estudantes e membros dos Conselhos Superiores da UFPR; a destruição do patrimônio público; a ocupação da Reitoria e suas conseqüências para a comunidade interna e externa. Nem é preciso discorrer sobre a questão da violência, pois tenho certeza de que todos repudiam este tipo de comportamento, porém é importante que se registre que a ocupação da Reitoria traz conseqüências diretas sobre a administração da instituição, dificultando andamento de processos, pagamento de bolsas e de fornecedores. Os maiores prejudicados são os membros de nossa comunidade.

Entendo que vivemos em um estado democrático e de direito, onde as instancias legitimamente constituídas devem exercer suas funções livremente. É inaceitável que a “lei da força” prepondere sobre a “força da lei”.

A eleição paritária para reitor que ocorre em nossa universidade, há mais de 20 anos, é uma conquista de nossa comunidade. É uma das formas mais avançadas e democráticas existentes entre as IFES. Para que ela funcione adequadamente é preciso que as diretorias das três entidades que organizam o processo eleitoral o façam com imparcialidade, sem manifestarem apoio a qualquer dos candidatos.

Tenho a convicção de que os erros ocorridos nesta eleição não mais se repetirão. Tenho a certeza de que a comunidade da UFPR reprova todos os incidentes graves e selvagens de forma veemente. Afinal, queremos o desenvolvimento de nossa instituição e da sociedade brasileira de forma pacífica. Não podemos aceitar constrangimento físico ou moral de qualquer ordem.

Termino com Paulo Freire, nosso educador maior: “A escola (universidade) é o lugar onde se faz amigos. Não se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos…Escola é, sobretudo, gente. Gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente. E a escola será cada vez melhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmão. Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar, é também criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ‘amarrar nela’! Ora , é lógico…numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz.’

Sigamos o exemplo de Paulo Freire!
Atenciosamente;

Carlos Moreira Jr. – Reitor

Foto(s) relacionada(s):


Reitor Carlos Moreira Júnior
Foto: Isabel Liviski

Fonte: Patricia Favorito Dorfman

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]