Imagem Padrão

Humanização marca os Processos Seletivos

21 novembro, 2005
00:00
Por

O principal objetivo das mudanças efetivadas no último vestibular – 2005 – e continuadas neste processo seletivo é de humanizar o concurso, permitindo que os candidatos tenham mais traqüilidade para realizar as provas. Por isso, entre outras medidas, o vestibular foi dividido em duas fases, realizado à tarde, com inserção do sistema de cotas sociais e raciais, além de continuamente ter seu preço de inscrição diminuído. Tais fatores têm demonstrado que a lógica é correta, principalmente pelos retornos recebidos pelo Núcleo de Concursos dos próprios candidatos.

Um exemplo é o candidato que fez provas para o curso de Direito neste último dia 20, Luiz Antonio Nogueira Júnior. Portadora de necessidade especial – deficiente físico e optante do sistemas de cotas, Luiz enviou à equipe do Núcleo de Concursos a seguinte declaração: ‘Venho informar que nunca, jamais em minha vida, eu esperava no dia 20 de novembro Dia da Conciência Negra e como deficiente físico, ser tão bem tratado com tanta dignidade e respeito e com pessoas tão humanas como eu fui tratado. Onde em um País você é negro, deficiente e pobre é um lixo para a sociedade. Parabéns pelas colaboradoras que nos atenderam hoje. A elite da elite foi escolhida e nós deficientes tivemos glamur de sermos agraciados. Eu espero, se chegar na UFPR, encontrar pessoas iguais para que eu possa estudar. Que está dignidade e respeito possa estar presente, que é o nosso sonho como deficientes, que possamos ser tratados como seres humanos. O meu humilde muito obrigado. Fique com Deus.

Luiz Antonio Nogueira Jr’

Faltantes – Dos 46 087 candidatos inscritos para o Vestibular 2006 da UFPR, apenas 2601 faltaram as provas que classificam os vestibulandos para a 2ª fase do processo. O que significa 5,64% do total de inscritos.

Para a vice-reitora em exercício da Reitoria, Maria Tarcisa Silva Bega este foi o mais tranqüilo processo seletivo dos últimos anos. ‘O dia foi agradável para os candidatos fazerem as provas e não tivemos a ocorrência de nenhum caso de tentativa de fraude ou de problema mais sério que inviabilizasse as provas’, explica. Para ela, o número de ausentes pode ser explicado pela coincidência com o vestibular da Unicamp.

Atrasados e bancas especiais – Alguns casos foram relatados este ano em relação a atrasos. No Centro Politécnico, quarto maior local de provas, com 2939 candidatos, alguns candidatos chegaram atrasados, sendo três vindos de São Paulo. Estes candidatos alegaram problemas com o trânsito.

Além dos 71 casos de candidatos fazendo provas nas bancas para portadores de necessidades especiais, outros oito candidatos fizeram prova hospitalizados. Destes, seis estavam no Hospital de Clínicas e outros dois no Hospital Vita e no Hospital Santa Cruz.

Resultado da 1ª fase – O resultado desta 1ª fase será divulgada até o dia 02 de dezembro, quando os aprovados deverão fazer a impressão de um novo comprovante de inscrição, que trará o local de prova. ‘É importante que o candidato aprovado busque esta informação, porque um novo ensalamento será feito para a segunda fase’, explica a vice-reitora. Isso acontece porque menos da metade dos candidatos passam para a segunda fase e os locais de provas são revistos pelo Núcleo de Concursos.

A 2ª fase do Processo Seletivo acontece nos dias 11 e 12 de dezembro, sendo que apenas 24 cursos fazem as provas do segundo dia, que são as provas específicas por curso. Ainda os cursos de Arquitetura, Desenho Industrial e Música fazem prova de Habilidade Específica.

Escola Técnica – Os 4045 candidatos aos cursos da Escola Técnica também fizeram prova neste dia 20, sendo que apenas 364 não compareceram ao local de prova. Neste concurso também não foi identificado nenhum caso de fraude ou problema que modificasse a rotina do processo. Apenas um aluno realizou prova no Hospital de Clínicas, por problema de varicela.

O resultado geral da Escola Técnica será divulgado dia 23 de dezembro.

Foto(s) relacionada(s):


Sala de prova
Foto: Isabel Liviski


Sala de prova
Foto: Isabel Liviski


Sala de prova
Foto: Isabel Liviski


Prova da 1ª fase
Foto: Isabel Liviski


Entrada na sala
Foto: Isabel Liviski


Candidato recebe recipiente para guardar objetos pessoais
Foto: Isabel Liviski

Link(s) relacionado(s):

Fonte: Patricia Favorito Dorfman

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]