Com a participação dos candidatos das três chapas, exceto o vice do professor Cid Aimbiré – professor César que está em Portugal cumprindo compromissos de pesquisa – aconteceu o terceiro debate para os cargos de reitor e vice-reitor da UFPR.
Este terceiro encontro entre os candidatos aconteceu no Hospital de Clínicas, um local que concentra quase 4 mil profissionais além dos estudantes que ali realizam suas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Pela dimensão e porte da unidade, além das dificuldades que os profissionais e estudantes que ali atuam têm de se locomover para outro local e acompanhar as discussões em torno das propostas para a gestão 2006/2010, o HC é uma unidade que demanda esta ação específica.
Debate – O debate foi organizado em três fases. A primeira foi de apresentação geral de idéias e propostas pelas três chapas, seguido de perguntas entre os candidatos e finalizado com perguntas dirigidas pela platéia aos candidatos.
Temas recorrentes nos debates também estiveram presentes neste encontro: FUNPAR, UFPR Litoral e RU. Mas boa parte das exposições concentraram-se na própria rotina e dificuldades do Hospital de Clínicas, como a questão de concursos públicos para contratação de mais profissionais, a questão de funcionários contratados via FUNPAR, além de condições de trabalho, dívida e manutenção das ações. Uma das questões recorrentes na pergunta da platéia aos candidatos – no momento das perguntas temáticas – foi sobre os requisitos para a creditação do Hospital de Clínicas como hospital de ensino e a importância desta creditação para as atividades do Hospital.
Outras perguntas da platéia aos candidatos envolveram temas como: porque o interesse pelo cargo de reitor, plano de saúde, economia solidária, a atuação dos cursos de Comunicação Social frente a TV e Rádio UFPR, expansão de vagas, ocupação de vagas ociosas, entre outras.
Exaltação – O auditório do 7ª andar do anexo B do HC estava lotado com ouvintes, além de muitos representantes e simpatizantes de cada chapa. Alternando entre aplausos e vaias, além de provocações, um tumulto entre integrantes das chapas teve de ser contido para garantir a continuidade do debate. Após pedidos reiterados de calma por integrantes da mesa organizadora do evento e dos próprios candidatos, a continuidade foi dada, permitindo que o evento fosse encerrado.
Foto(s) relacionada(s):
Fonte: Patricia Favorito Dorfman
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]