O AMO – Ambulatório Móvel de Oftalmologia, programa de assistência social realizado pela FUNPAR em parceria com o Centro de Visão do Hospital de Clínicas da UFPR, atendeu no dia 04 de novembro 74 moradores de Paranaguá e comunidades próximas, como Guaraqueçaba, Superagui e Ilha das Peças. Para chegar ao atendimento os pacientes tiveram que se deslocar de barco e enfrentar problemas de mau tempo.
O atendimento feito pelos médicos e residentes constatou várias incidências de catarata nos idosos e sérias deficiências de visão nos jovens e crianças, que nunca usaram óculos e com sérias dificuldades no processo de alfabetização e progresso nos estudos.
A estudante Mirian Cunha Pires, de 18 anos, contou que para estudar era preciso que alguém lesse e copiasse as lições para ela. O AMO diagnosticou 17 casos de catarata nos idosos, que serão atendidos pelo Centro de Visão HC, onde farão novos exames e cirurgias; 1 caso de glaucoma, que também foi encaminhado ao HC para cirurgia de emergência; além do envio de 49 óculos que serão repassados aos pacientes.
Fonte: ACS
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]