Cerca de 250 pessoas – entre professores, alunos e familiares – participaram, no último sábado (15), do encerramento da edição 2022 do Programa de Formação em Matemática Olímpica (POTI/TOPMAT). O programa, mantido pelo Departamento de Matemática da UFPR, oferece aulas e outras atividades gratuitas com o objetivo de preparar estudantes para as Olimpíadas de Matemática.
Este ano, as aulas começaram em março, com a participação de 220 alunos, aprovados em uma seleção da qual participaram cerca de 500 interessados. “É muito gratificante ver o interesse dos estudantes pelo programa, que aumenta a cada ano”, diz o coordenador geral do POTI/TOPMAT na UFPR, professor José Carlos Corrêa Eidam.
Ele lembrou que esta foi uma edição especial do programa, por causa da retomada das aulas presenciais, depois de dois anos de atividades remotas em razão da pandemia. O POTI/TOPMAT começou na UFPR em 2016 e divide os alunos em três níveis: Nível 1 (com alunos que estão cursando o 6º ou o 7ºano), Nível 2 (alunos do 8º e 9º anos) e Nível 3 (para alunos do ensino médio).
As aulas são ministradas por alunos de graduação (principalmente de Matemática) e de pós-graduação da UFPR e utiliza material didático produzido e revisado pelos professores do programa. A ideia é que as aulas sejam menos expositivas e mais práticas, levando o aluno a resolver problemas matemáticos curiosos e instigantes, pensando em Matemática de uma forma diferente da que está acostumado na escola.
Também são desenvolvidas atividades alternativas, como seminários e jogos. Por exemplo, a Maratona Matemática e a Caça ao Tesouro, competições em que os alunos podem se divertir através de desafios matemáticos.
Mais informações sobre o POTI/TOPMAT aqui
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]