O reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, eleito presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) no último dia 29 de julho, para a gestão 2022-2023, preside nos dias 12 e 13 de agosto em Salvador, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a CLXXXIX Reunião Ordinária do Conselho Pleno da entidade.
Da esquerda para a direita: Reitor Evandro Aparecido Soares da Silva (UFMT), reitor Dácio Roberto Matheus (UFABC), reitor João Carlos Salles (UFBA), reitor Ricardo Marcelo Fonseca (UFPR), reitora Marcele Regina Nogueira Pereira (UNIR) e reitor Alfredo Macedo Gomes (UFPE). Foto: Divulgação UFBA.
A reunião é a primeira da nova diretoria da Andifes. O reitor Ricardo Marcelo explicou que sua realização em Salvador é “uma homenagem ao reitor João Carlos Salles”, dirigente da UFBA, que, em função da pandemia, não pôde realizar a reunião de encerramento de sua gestão na Andifes (2019-2020) na sede de sua Universidade, conforme a tradição da Associação.
Ao todo, 40 instituições estão representadas presencialmente no evento, que começou na manhã de sexta-feira (12), com a reunião do Conselho, e se segue até o sábado (13), com a participação dos reitores e reitoras na cerimônia de encerramento da gestão do reitor João Carlos Salles, à frente da UFBA desde 2014.
Durante a reunião, o reitor Ricardo Marcelo Fonseca destacou a participação da Andifes no ato público em favor do Estado Democrático de Direito realizado na USP no dia 11. “Não renunciaremos jamais ao papel de protagonismo da universidade pública na defesa da democracia”, afirmou.
O reitor reafirmou também o papel da entidade no enfrentamento à defasagem orçamentária imposta nos últimos anos a todo o sistema federal de educação superior. Ele definiu como “insuficiente e trágico” o orçamento de 2022 – que já exprimia grande defasagem acumulada, agravada após a confirmação do corte de 7,2% dos recursos.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]