Imagem Padrão

Estudantes da UFPR estabelecem parceria com município do norte do estado para pesquisas arqueológicas

09 agosto, 2022
08:43
Por
Ciência e Tecnologia

Alunos do Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Universidade Federal do Paraná (Cepa-UFPR) apresentaram um projeto de pesquisa arqueológica na cidade de Manoel Ribas, localizada a 327 quilômetros de Curitiba. Desenvolvido pelo estudante de Ciências Sociais (ênfase em Antropologia e Arqueologia), Luan Henrique Siebra Marcolino, a pesquisa tem o objetivo de estudar materiais escavados na década de 60 no município.

O grupo – composto pela mestranda em Antropologia e Arqueologia, Aline Cristina Batista Lima, e pelo voluntáro do Cepa, Bruno Borges Machado – apresentou, além do projeto de pesquisa, um programa de novas escavações e datações dos sítios arqueológicos da região.

Alunos do Cepa-UFPR apresentam projeto de pesquisa arqueológica na cidade de Manoel Ribas. Foto: Prefeitura de Manoel Ribas

Os artefatos escavados na década de 60 e conservados na UFPR foram publicados de forma preliminar e serão objeto de estudos mais aprofundados. As pesquisas visam ao fomento de estudos arqueológicos na região e a um projeto de fomento turístico para a cidade, que tem amplo potencial e grande interesse científico.

Após levantamento dos sítios arqueológicos do município, estão previstas ações de educação patrimonial que vão colaborar com a construção do conhecimento para a cidade e para o estado. Nos próximos meses, os pesquisadores e a prefeitura municipal pretendem se aproximar mais da população para apresentar o projeto e os resultados previstos.

Caso você conheça algum sítio arqueológico ou tenha interesse na área, poderá entrar em contato através do telefone: (43) 99621-6101.

Com informações de Prefeitura de Manoel Ribas

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]