Imagem Padrão

“A Pegada Ecológica e o Dia da Sobrecarga”; evento acontece no dia 26 de julho

05 julho, 2022
10:14
Por Lais Murakami
Ciência e Tecnologia

O Grupo de Estudos em MacroEconomia Ecológica (Gemaeco), em parceria com o Núcleo de Estudos em Economia Social e Demografia Econômica (Nesde) – ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – e a Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (Ecoeco), realiza, no dia 26 de julho, o evento de extensão “A Pegada Ecológica e o Dia da Sobrecarga”.

O evento tem o objetivo de discutir a metodologia da Pegada Ecológica, consolidada no mundo por Mathis Wackernagel e William Rees, que tentaram avaliar o impacto do consumo de bens e serviços econômicos sobre o meio ambiente nos anos 90. Associada à essa metodologia, está a possibilidade de calcular quando o uso humano e econômico de recursos naturais supera a capacidade de suporte do ecossistema global, que é conhecida como Dia da Sobrecarga (Overshoot Day).

As duas questões abordam a dificuldade da sociedade em reverter a tendência do aumento da degradação ambiental decorrente da produção e do consumo econômico, apesar do avanço tecnológico. Essa produção e consumo de bens e serviços econômicos dependem, necessariamente, do uso de recursos naturais e da geração de resíduos, o que faz com que o crescimento ecnonômico aumente a degração ambiental.

O evento acontece na Sala de Conferências do Setor de Sociais Aplicadas , no Campus Jardim Botânico, das 14h às 17h. Interessados pode se inscrever até o dia 25 de julho pelo site do Gemaeco.
A Pegada Ecológica e o Dia da Sobrecarga
Data: 26 de julho de 2022
Horário: 14h às 17h
Local: Sala de Conferências do Setor de Sociais Aplicadas, no campus Jardim Botânico da UFPR
Endereço: Avenida Prefeito Lothário Meissner, 632, Jardim Botânico, Curitiba, PR
Inscrições: www.gemaeco.ufpr.br

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]